enem 2017

O que você precisa saber sobre o segundo dia do Enem

Neste domingo a prova de matemática e ciências da natureza tem duração de 4h30; Em São Luís e Imperatriz os candidatos poderão circular nos ônibus de forma gratuita

Reprodução

O segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 ocorre neste domingo, 12, e os estudantes de São Luís e Imperatriz poderão utilizar novamente o transporte público gratuito para se locomover durante a realização da prova.

No domingo passado, mais de 70 mil alunos puderam usufruir da gratuidade. Para utilizar o benefício, as regras continuam as mesmas: basta estar matriculado na escola e apresentar as carteiras de transporte do Sindicato das Empresas de Transportes (São Luís) ou do departamento de Bilhetagem Eletrônica da empresa Ratrans (Imperatriz).

O benefício vale para Região Metropolitana de São Luís (São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e a capital) e de Imperatriz e cidades vizinhas.

Ao passar na catraca, basta o estudante utilizar a carteira e não será cobrado valor algum. “O sistema já está atualizado para reconhecer os documentos e não descontar qualquer valor da carteira de estudante, que deve ser a mesma com a qual a pessoa compra a meia passagem”, diz o superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes, Luís Claúdio Siqueira.

Sobre o Enem 

Principal meio de acesso para faculdades públicas e privadas em todo o Brasil, o Enem mudou e este ano passou a ser realizado em dois domingos consecutivos. No primeiro dia, 2 de novembro, os inscritos fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação, que foi a grande polêmica desta edição. Após disputa na Justiça, ficou decidido que o candidato que fizer um texto que for considerado desrespeitoso aos direitos humanos não terá a nota automaticamente zerada.

Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) flexibilizou a exigência de transferir a frase do caderno de questões para o cartão resposta e não anulará mais a prova de quem esquecer. Este era um dos motivos de maior eliminação dos candidatos.

No segundo dia, marcado para este domingo, 12 de novembro, os candidatos devem responder 90 questões de matemática e ciências da natureza, que envolvem conteúdos de química, biologia e física. Eles terão até 4h30 para fazer tudo. Os portões se abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasilia).

É importante que os estudantes tenham em mãos um documento de identificação com foto e o cartão de inscrição durante a realização da prova. Só permitida a utilização de caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente, e chapeis, bonés, boinas, óculos escuros e aparelhos eletrônicos são vedados.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias