ESTUDOS

O que fazer na última semana do Enem

Reforçar os estudos? Procurar novos assuntos para aprender? Nada disso! O Imparcial dá dicas sobre como se preparar durante a semana pré-Enem. Confira

Reprodução

Chega a última semana antes da primeira etapa do Enem 2017. Ao contrário do que se possa imaginar, não é hora de sentar para aprender conteúdo novo, mas de revisar assuntos que já estudou. A dica é da professora e diretora do Curso ComTexto, Lorena Barbosa. “Não é uma semana de aprendizado, mas de revisão. Em uma semana você não consegue fazer o que deveria ter sido feito durante meses e meses de dedicação”, alerta.

E na cabeça dos mais de 6 milhões de candidatos – segundo o Ministério da Educação – que irão fazer as provas no domingo, paira a dúvida: o que fazer? O que revisar? Como lidar com a pressão? Como equilibrar as horas de sono quando minha cabeça só pensa nas provas?

Pensando nesse estudante aflito e cheio de preocupações, O Imparcial preparou uma lista com seis dicas extremamente importantes para mandar bem nas provas de domingo. Antes de começar, o aluno tem que lembrar que neste ano as provas acontecerão em dois domingos. O primeiro domingo, dia 5, é voltado para provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Ciências Humanas e suas Tecnologias e a tão temida redação. Sendo assim, as dicas de Lorena Barbosa são voltadas para esse grupo de provas. Fiquem atentos!

Ler e reescrever textos

Esse é o momento de revisar conteúdos por meio da leitura. Textos em internet, em revistas, em jornais… Qualquer opção é válida, desde que estimule o cérebro a fazer o que mais será cobrado durante as provas: leitura.

“O interessante é exercitar a mente para o que você já sabe. Nada de cair na besteira de querer aprender conteúdo novo. Revista, jornal, internet. São muitas opções que o aluno tem para estimular a leitura. Além disso, é interessante reescrever os textos que foram produzidos durante o ano. As redações com pior desempenho devem ser reescritas de forma a diminuir os erros e enfatizar os acertos, isso ajuda a lembrar de como proceder na hora de fazer a redação”, diz.

Praticar simulados de Linguagem

Serão 90 questões no primeiro dia de provas, além da redação. E 45 delas serão divididas entre disciplinas humanas como, por exemplo, História, Geografia e Sociologia. As outras 45 serão exclusivamente de Linguagens e suas Tecnologias. Sendo assim, a dica é focar em realizar simulados sobre o assunto.

“As provas de Linguagem são extremamente importantes. O resultado nessa prova mostra o potencial leitor do candidato, por isso, ele deve realizar simulados para internalizar os assuntos. Ler provas anteriores do Enem para entender padrões e saber como, basicamente, as questões são construídas”, recomenda.

Ler sobre atualidades

Acompanhar telejornais, jornais impressos e sites de notícia são uma boa dica para quem deseja chegar às provas munido de informações sobre diversos assuntos. É que as provas do Enem têm um diferencial: se utilizam maciçamente de contextualizações. Talvez o que ajuda a responder a prova seja uma informação que não está, necessariamente, na questão.

“Acontece muitas vezes de haver questões que usam conceitos que estão sendo bastante falados na mídia. Em alguns casos, o que faz o aluno acertar a questão não é o conhecimento acadêmico sobre a matéria, mas o conhecimento geral sobre o assunto abordado. Ler sobre atualidades é sempre uma saída para conseguir mais informações importantes”, revela.

Diminuir o ritmo

Revisar é importante, ler é importante, mas tudo deve ser feito em velocidade menor. O ritmo frenético das semanas anteriores à prova deve dar lugar a um fluxo mais lento. Isso porque voltar o foco somente para a prova aumenta a tensão e dificulta a concentração.

“Até mesmo as revisões e leituras devem ser feitas em um ritmo mais lento. As horas de sono devem ser equilibradas durante a última semana. Isso porque o descanso mental é essencial para se sair bem nas provas. Oito horas de sono diárias são suficientes para manter o corpo descansado e preparado para a prova”, comenta Lorena Barbosa.

Buscar momentos de lazer

Sábado não é mais dia de revisar. Nem pense em ocupar a mente com assuntos da prova. O recomendado é você buscar opções de lazer que mais combinem com você, tudo para que sua mente fique leve.

“Se seu hobby preferido é ir ao cinema, vá ao cinema. Se você prefere conversar com os amigos, marque um happy hour no sábado à noite. Se você prefere ‘maratonar’ uma série na Netflix, fique à vontade, mas vá dormir cedo. Essa dica pode parecer estranha, mas é extremamente necessário que o aluno esteja com a mente livre para as provas do dia seguinte”, aconselha.

MOSTRAR MAIS