De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados no Brasil aproximadamente 5 mil casos novos por ano, sendo que 3/4 dos casos apresentam-se em estágios já avançados no momento do diagnóstico
Essa espécie de vício ganhou até um nome: o medo irracional de perder acesso ao celular tem sido chamado de "nomofobia", do inglês "no mobile phone phobia", ou fobia de não ter telefone móvel