SAÚDE

Saúde e bem estar: combater o sedentarismo é preciso

O sedentarismo tem contribuído para o surgimento de diversas doenças, tanto em adultos, quanto em adolescentes

Foto Reprodução

Foto Reprodução

O sedentarismo e a falta de prática de esportes ou atividades físicas em tempos atuais se tornou inimigo número 1 da saúde não só de adultos, mas também de jovens devido a falta de conscientização, falta de tempo, condições financeiras e a cultura da tecnologia que está cada dia mais propagada entre jovens e adultos.

           Antes em dias ensolarados era possível ver um grande número de pessoas de todas as idades se preparando para caminhar alguns quilômetros, hoje se torna cada vez mais improvável ver isso acontecer.

Foto Reprodução

O sedentarismo segundo a OMS (Organização Mundial Da Saúde) tem contribuído para o surgimento de diversas doenças como obesidade mórbida, hipertensão, entre outras. Anualmente jovens e adultos são diagnosticados com tais doenças. Além desses agravantes o sedentarismo tem contribuído para o surgimento de pelo menos 30% dos casos de câncer de mama e cólon. E a grande parte ainda não sabe como se proteger contra esses males, com práticas de exercícios e levando uma vida regrada e sem exageros.

Segundo o educador físico Guilherme Gomes, muitas pessoas ainda são relutantes quanto a pratica de exercícios, “As pessoas ainda utilizam desculpas como não ter condições financeiras ou não ter tempo para se exercitar. A conscientização vem por maior parte dos idosos por uma questão de saúde e retardamento do envelhecimento. Por parte dos jovens ocorre a procura devido à preocupação com problemas de saúde, ou quando são diagnosticados com alguma patologia. ” Afirma.

Um exemplo significativo disso é Nayara de Castro, “tento sempre administrar meu tempo para poder ir à academia. Não consigo ficar muito tempo parada, e é também uma questão de saúde praticar exercícios. ” Diz ela.

Tratando-se de saúde Carlos Eduardo apostou na musculação para obter um corpo saudável e se sentir melhor com ele mesmo, “minha rotina é bem corrida, quando me propus a fazer atividade físicas, encontrei na musculação uma forma de me cuidar e gosto do que vejo no espelho depois que comecei a me cuidar mais. ”

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias