DIA DO OFTALMOLOGISTA

35 milhões de pessoas afetadas por problemas na visão

Todo ano, no 07 de maio é comemorado o dia do oftalmologista

Foto Reprodução

Foto Reprodução

Todo ano, desde 1930, no dia 07 de maio comemora-se o dia do oftalmologista. A data, pouco conhecida, teve origem através da fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo no ano de 1930, entretanto, só foi oficializada como o dia do oftalmologista em 1968.

A data lembra a importância de tomar certos cuidados para a prevenção de doenças no sistema ocular, sendo que no ano de 2016, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) considerou em sua pesquisa um índice de mais de 35 milhões de pessoas que sofrem com algum problema de visão no Brasil. Ainda sobre a pesquisa foi constatado que cerca de 150.000 pessoas tiveram diagnóstico de cegueira confirmado.

Entre as causas mais comuns desses dados está a falta de cuidado com a alimentação, a falta de exercícios, não consultar regularmente um especialista e alguns casos tem como principal vilão o uso frequente de substâncias como a nicotina.

Entre as doenças mais comuns está o astigmatismo, que se trata de uma curvatura do olho que causa refração incorreta da luz que consequentemente causa desfoque da imagem e está relacionada com outros problemas como a miopia e a hipermetropia. O problema que pode ser de nascença, ou adquirido através dos anos pode ser levemente tratado com uso de óculos ou lentes de contato para a adaptação de acordo com grau que a pessoa apresenta. Entretanto em casos mais graves, deve ser realizada a intervenção cirúrgica para correção do problema.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias