SAÚDE DA MULHER

Dia Mundial do Câncer de Ovário: saiba os tipos, causas e tratamentos

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados no Brasil aproximadamente 5 mil casos novos por ano, sendo que 3/4 dos casos apresentam-se em estágios já avançados no momento do diagnóstico

O Dia 8 de Maio foi escolhido como Dia Mundial do Câncer de Ovário. Nascia aí o WODC (sigla em inglês para World Ovarian Cancer Day, Dia Mundial do Câncer de Ovário), campanha lançada em 2013 por uma rede de ONGs do mundo inteiro a fim de aumentar a conscientização global sobre a doença.

O câncer de ovário é caracterizado pela grande letalidade devido ao diagnóstico tardio. A elevada mortalidade e a pequena proporção de casos de câncer de ovário diagnosticados em estádios iniciais tornam a busca, por meios de identificação precoce dessa doença, essencial. Os ovários são dois órgãos que se ligam junto com trompas ao útero, sendo suas funções a produção de óvulos e dos hormônios sexuais femininos estrógeno e progesterona.

Este tipo de câncer pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas acomete principalmente mulheres acima de 50 anos. E tem um diagnóstico precoce dificultado devido ao fato de que as suas manifestações clínicas tornam- se aparentes nos estágios mais elevados da doença, quando já ocorreu a disseminação pela pelve do abdômen superior ou mesmo para outros órgãos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados no Brasil aproximadamente 5 mil casos novos por ano, sendo que 3/4 dos casos apresentam-se em estágios já avançados no momento do diagnóstico.

Reprodução

Saiba os tipos, causas e tratamentos para o Câncer de Ovário:

Próxima »1 / 7
VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias