FIQUE ATENTO

Vai fazer compras pela internet nesta Black Friday? Conheça seus direitos!

As lojas virtuais também devem cumprir as exigências do Código de Defesa do Consumidor (CDC)

Reprodução

Troca

Segundo as regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o comprador tem até 7 dias para desistir da compra de um produto por mau funcionamento ou por propaganda incompatível com a realidade.

Essas são as situações mais comuns nas quais as trocas acabam ocorrendo, e assim entram em cena alguns problemas, como a logística de recolhimento de um produto e entrega de um novo, reembolso e emissão de toda a documentação exigida.

O primeiro ponto a se observar é que tudo isso deve, obrigatoriamente, constar nas políticas de funcionamento do seu site, em uma página exclusiva para essa finalidade. Essa página não só pode resguardá-lo de eventuais exigências indevidas por parte do consumidor, como também ajuda a aumentar as vendas, gerando segurança nos potenciais compradores.

O texto desse tópico deve ser claro, enumerar as etapas necessárias em caso de trocas e especificar seus respectivos prazos. Ao primeiro sinal de desentendimento entre o comprador e o seu suporte, é interessante enviar o link dessa página para leitura.

A legislação não é muito específica sobre as trocas, apenas afirma que esse serviço deve estar disponível. Logo, você deve adotar uma política própria que seja coerente e se encarregar de explicá-la com transparência a seus clientes.

« Anterior Próxima »2 / 4
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias