BLACK FRAUDE?

Como evitar fraudes na Black Friday

Listamos alguns cuidados que podem ser tomados se prevenir de ofertas falsas na Black Friday

Reprodução

A Black Friday 2019 promete ser a maior e mais abrangente até o momento, com 69% das pessoas sabendo em quais categorias pretendem fazer as compras, em um gasto médio de R$ 1.330,00 por pessoa. Os números são de uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Provokers.

Leia também:

As pessoas que estão aguardando a chegada da data, que neste ano será no dia 29 de novembro, para aproveitar grandes descontos, precisam estar atentas para não cair em fraudes disfarçadas de promoções.

Para que que o consumidor possa se prevenir de ofertas falsas na Black Friday, listamos as outras dicas abaixo:

Compre em sites oficiais

Muitos fraudadores criam páginas muito semelhantes a de grandes portais e-commerce. Desta forma, é importante sempre verificar se a URL da página corresponde ao da loja oficial. Sites comprovadamente seguros, plataformas que confirmam a veracidade das promoções e a segurança dos consumidores são os mais indicados para compras. Especialmente nessa época do ano, diversos endereços eletrônicos apresentam ofertas “imperdíveis”, fazendo com que o consumidor fique mais suscetível a cair em golpes.

Finalize a compra dentro do ambiente do site

Após finalizar o pedido é comum que os fraudadores tentem direcionar o comprador para fora do ambiente da loja virtual para efetuar o pagamento. Este caso é muito comum especialmente em marketplaces, com anúncios de vendas falsas.

O fraudador tenta convencer a vítima de pagar um boleto (fraudado) ou realizar uma transferência bancária. Vale a pena lembrar que todo boleto emitido é registrado pelo Banco Central, com dados do beneficiário e do pagador. Antes de efetuar o pagamento, é importante que o consumidor verifique se a tela de confirmação exibe os mesmos dados constatados no boleto. Qualquer divergência de dados pode indicar uma fraude.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias