ADEUS SINAL ANALÓGICO

Era analógica da televisão chega ao fim: o que fazer agora?

Chegou em definitivo a era digital para o sinal de TV. Quem ainda tiver o aparelho analógico deve adaptá-lo para continuar assistindo às transmissões

Veja algumas dicas divertidas e práticas para quem pretende passar carnaval em casa. (Foto: Reprodução)

Quem ainda não fez a conversão digital da transmissão do seu aparelho de televisão analógico ficará sem assistir à programação a partir de hoje, 28, que é quando o sinal analógico terrestre (recebido por antenas de VHF/UHF) será desligado, em São Luís e nas cidades de Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa, Rosário e São Bento.

A programação dos canais abertos de televisão, conforme programação da Anatel para a capital São Luís e mais nove cidades, será transmitida agora apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo aos programas, todas as residências precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.

As pessoas que são contempladas por programas sociais do governo federal e que ainda não receberam gratuitamente o kit digital podem agendar o quanto antes, pois a entrega vai permanecer apenas por mais 30 dias.

Segundo a assessoria da Seja Digital, empresa responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão aberta no Brasil, já foram entregues cerca de 200 mil kits gratuitos e ainda faltam 90 mil para serem entregues a pessoas que já fizeram agendamento e ainda não foram receber.

Leia também

Segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, que esteve em São Luís há pouco mais de um mês, as metas de implantação do sinal digital no estado foram alcançadas com tranquilidade.

“Para que ocorra o desligamento do sinal analógico, seria necessário que pelo menos 90% da população houvesse aderido ao sistema digital. Aqui no estado já registramos o percentual de 92%”, disse o presidente, na época, quando ainda restavam 100 mil kits para serem entregues.

Para saber se tem direito e agendar para retirar o kit, basta telefonar gratuitamente para o número 147, que funciona 24 horas.

Mas, e para quem não tem direito de receber?

Quem, de tão apaixonado pelo seu aparelho, não quer deixar de usá-lo, mesmo com os modernos equipamentos que o mercado oferece, não precisa se desfazer. Basta adequar a TV antiga, adquirindo um kit digital com antena e conversor que custa a partir de 50 reais e pode ser encontrado em qualquer loja, para continuar assistindo-a com imagem digital.

E para quem não quer se desfazer do seu antigo aparelho?

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do estado que possui televisores analógicos com conversor para receber o sinal digital de televisão aberta é de 53,7%. Na região metropolitana de São Luís, 87,7% dos domicílios têm conversor para receber o sinal.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias