ADEUS TV ANALÓGICA

275 mil kits de TV digital serão entregues na Região Metropolitana de São Luís

Entrega de kits gratuitos com antena para TV digital, conversor e controle remoto já está sendo feita na região metropolitana. Sinal analógico será desligado dia 28 de março

Sinal Analógico. Foto: Reprodução

De posse do seu equipamento, a babá Ana Vitória da Penha, cadastrada no Bolsa Família, agora não vê a hora de assistir seus programas de televisão no formato digital. A preocupação dela era perder o prazo. “Mas aí fiz tudo certinho, me cadastrei, recebi. Agora é só mandar instalar”, diz. Ela, assim como milhares de outras pessoas na capital, já recebeu os kits gratuitos com antena para TV digital, conversor e controle remoto. Os equipamentos são necessários para a recepção do sinal digital de TV em televisores antigos. A tecnologia do sinal digital leva aos televisores melhor qualidade de som e imagem, com o fim dos “chuviscos” e “fantasmas” nas exibições.

O atendimento para retirada ocorre apenas por meio de agendamento, na hora exata em que foi marcado. Cada pessoa marca dia e horário para retirada do kit. Apenas têm direito aos equipamentos distribuídos pela Seja Digital as famílias inscritas em programas sociais do governo federal. Para o agendamento, é necessário informar o NIS (Número de Identificação Social).

“Os kits são entregues em local, dia e horário que as famílias escolhem quando fazem o agendamento pelo site ou pelo telefone”, afirma Tarcísio Silva, gerente regional da Seja Digital em São Luis. “Já estamos trabalhando para que a informação sobre o desligamento do sinal analógico de TV chegue a toda população e todos possam se preparar com antecedência, pois o sinal digital já está disponível e o quanto antes as pessoas que têm direito retirarem o kit, tanto melhor”, alertou Silva.

Ao todo, vão ser distribuídos 275 mil kits de conversão digital na região metropolitana de São Luís. Além de São Luís, o sinal analógico de TV será desligado no dia 28 de março de 2018 em São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, São Bento, Rosário, Icatu, Alcântara, Bacabeira e Bacurituba. Após essa data, os canais de TV abertos passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital. Os demais municípios do interior terão o sinal analógico desligado de acordo com um cronograma até 2023.

Edvaldo Costa Mendes, morador da Vila Cascavel, também já recebeu o kit e foi com a filha Letícia Mendes no dia da retirada. Eles receberam um treinamento de como instalar. “Nós agendamos por telefone mesmo e no dia marcado e hora viemos retirar o kit. Recebemos as orientações de como instalar e pareceu fácil “, disse Edvaldo Mendes, ansioso por ter o novo sinal digital em sua residência.

No Brasil, até dezembro, mais de 1.300 cidades brasileiras terão o sinal analógico dos canais abertos de televidesligado. São municípios que, juntos, reúnem cerca de dois terços da população brasileira. A distribuição gratuita dos kits busca garantir o acesso ao sinal digital pela população com menor poder aquisitivo, que não tem facilidade para adquirir os aparelhos por conta própria, não dispõe de TV por assinatura ou outro meio de recepção como a antena parabólica.

Pessoas que não possuem cadastro em algum programa social do governo federal, mas que apresentem baixa renda e não tiveram acesso ao kit da antena digital e do conversor, devem fazer o seu cadastro no programa através do telefone ou do site da Seja Digital, para poder fazer a retirada do kit a depender da quantidade de kits disponíveis.

Mutirões

A Seja Digital promove nesta semana, de 10 a 12 de janeiro, em diversos bairros de São Luís e no município de Raposa, mobilizações para realizar o agendamento das famílias que têm direito a retirar os kits gratuitos. Para participar e se informar, basta procurar a equipe da Seja Digital nos pontos dos mutirões e levar o NIS (Número de Identificação Social) em mãos, para obter os esclarecimentos e fazer o agendamento, aqueles que tiverem direito.

Seja Digital

A Seja Digital é a entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão aberta no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do governo federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico.

Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Mais informações

Para esclarecimentos sobre o processo de substituição do sinal analógico de TV pelo digital e de distribuição dos kits, acesse a página www.sejadigital.com.br, ou ligue 147. A ligação é gratuita e esse telefone funciona todos os dias, inclusive nos fins de semana.
O kit é composto de antena digital, conversor e cabo. Todas as pessoas cadastradas em programas sociais do Governo do Brasil podem retirar gratuitamente. Para receber, basta agendar a retirada pelo site ou pelo telefone.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias