ENTENDA

Como reconhecer se minha TV é analógica ou digital?

Segundo presidente da Anatel, 92% de São Luís tem conversor digital em casa. Mas se você não faz parte desse grupo, e ainda não sabe se precisa de um conversor, listamos algumas dicas!

Não precisa se desfazer. Basta adequar a TV antiga, adquirindo um kit digital com antena e conversor que custa a partir de 50 reais e pode ser encontrado em qualquer loja, para continuar assistindo-a com imagem digital.

1 Preste atenção no ponto!

Foto: Reprodução

Verifique se o canal aparece com um “ponto”. O mostrador do canal na tela deve mostrar, por exemplo, 00.1 em vez de apenas 00. Isso significa que a TV já está apta para a mudança e já está recebendo o sinal digital.

2 Como saber se a minha televisão precisa de um receptor digital?

Não se desespere. (Foto: Reprodução)

Para saber se precisa instalar conversor e antena para receber o sinal digital, o telespectador deve conferir se na sua televisão está aparecendo um “A” na tela. Isso quer dizer que o sinal recebido ainda é analógico e, então, é preciso fazer mudanças.

3 E se ela for novinha?

Foto: Reprodução

As TVs de tela plana fabricadas depois de 2012 já estão adaptadas para a mudança, com conversor interno. Essas TVs têm o selinho de “DTV” na lateral ou na parte de trás do aparelho, além de constar a informação no manual de instruções. Neste caso, é preciso colocar apenas a antena externa.

4 E se for antiga?

Foto: Reprodução

Algumas TVs de tela plana fabricadas antes de 2012 precisam ser adaptadas. Assim como as TVs de tubo, que necessitam, todas, serem adaptadas. A exceção é para quem tem TV por assinatura, pois as operadoras já entregam o canal digital.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias