NÃO É FALTA DE EDUCAÇÃO

Mastigar a comida com a boca aberta é o melhor, diz cientista

Comer de boca aberta maximiza os sabores e garante o máximo de prazer possível, apontou o pesquisador da Universidade de Oxford.

Comer de bocar aberta é a forma correta, aponta cientista. (Foto: iStock)

As regras de etiqueta quando à mesa durante alguma refeição podem estar enganadas sobre a maneira certa de se comer. Para um cientista da Universidade de Oxford, no Reino Unido, comer com a boca fechada é a maneira incorreta de se alimentar.

Segundo Charles Spence, que é chefe do laboratório de Pesquisa Crossmodal da Universidade, comer de boca aberta maximiza os sabores e garante o máximo de prazer possível. Ele explica que o método ajuda a liberar uma quantidade maior de compostos orgânicos voláteis nos alimentos garantindo uma experiência olfativa e gustativa melhor.

Ele concorda que a prática de mastigar com a boca aberta é repreendida pela sociedade e que os pais instruem crianças desde cedo para não fazê-la. No entanto, Spence acredita que todos deveriam abandonar a etiqueta e ter uma melhor experiência na hora de comer.

Prazer no comer

O método de deixar o ar entrar pela boca enquanto comemos e bebemos já é utilizado na degustação de vinhos e cervejas, por exemplo. Além disso, de acordo com Spence os barulhos produzidos por nossas bocas quando mastigamos de boca aberta é “prazeroso”.

“Quando se trata de som, gostamos de alimentos barulhentos e crocantes. Batatas fritas e maçãs são classificadas como mais agradáveis quando o som da trituração é amplificado”, explicou em entrevista para o jornal The Telegraph.

“Para ouvir melhor o crocante de uma maçã, uma batata frita, um palito de cenoura, um biscoito, um pão crocante ou um punhado de pipoca, devemos sempre abandonar nossas maneiras e mastigar com a boca aberta”, ressaltou ele.

Outra prática que pode garantir uma melhor experiência ao comer é fazer refeições sem os talheres. Spence garante que sentir os alimentos com as mãos aumenta a experiência gastronômica. “Nosso senso de toque também é vital em nossa percepção da comida no paladar”, pontuou também.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias