A rede portuguesa Vila Galé iniciou a contagem regressiva para a inauguração de sua primeira unidade em São Luís. O lançamento está previsto para o dia 1º de outubro e faz parte de um projeto de R$ 100 milhões que inclui dois hotéis e cinco restaurantes instalados em imóveis históricos da capital maranhense.
A proximidade da inauguração foi anunciada durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (21), em São Luís, com a presença do presidente e fundador da rede, Jorge Rebelo de Almeida, e do governador do Maranhão, Carlos Brandão.
O primeiro empreendimento a entrar em operação será o Vila Galé Collection Ópera São Luís, que funcionará no antigo prédio da Casa Maranhão, localizado no Centro Histórico. O hotel contará com 43 quartos e ocupa um edifício do século XIX que passou por um processo de restauração conduzido pela rede.

Já o segundo hotel, o Vila Galé Collection Poesia São Luís, deve iniciar as atividades em dezembro, com parte de seus 50 quartos. A unidade será instalada no prédio onde funcionava a antiga sede da Defensoria Pública do Estado.
O projeto também contempla a inauguração de um terceiro edifício, ao lado do Hotel Ópera, que abrigará uma unidade do restaurante Massa Fina e outra da Cervejaria Portuguesa, ambas marcas da Vila Galé.
Os três empreendimentos fazem parte do conjunto arquitetônico da Praia Grande, área reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo a rede, a proposta é aliar o desenvolvimento do turismo à preservação do patrimônio histórico de São Luís.
Durante a coletiva, Jorge Rebelo de Almeida destacou que a recuperação de edifícios históricos faz parte da identidade da empresa.
“Somos viciados em revitalizar patrimônio histórico. Para nós, essa ação é muito importante, pois ajuda a manter viva a história local. É isso o que buscamos com nosso projeto no Centro Histórico de São Luís. Não apenas movimentar o turismo local, mas também valorizar a região e atrair turismo internacional”, afirmou.
Presente no Brasil desde 2001, a Vila Galé possui atualmente 13 empreendimentos em operação no país e outros oito em desenvolvimento, com inaugurações previstas até 2028. Além das duas unidades em São Luís, os novos projetos incluem hotéis em Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais e Santa Catarina.