CURIOSIDADES

Respondemos 9 perguntas do Google sobre São Luís

São Luís é a capital mais setentrional do nordeste? Por que São Luís é a Ilha do Amor? Por que é Patrimônio Cultural da Humanidade? Confira estas e outras perguntas!

Quando se trata de obter conhecimento sobre algo novo, já é de praxe: o Google é o grande oráculo da atualidade, e pode ser consultado para sanar qualquer dúvida. Para saber mais sobre São Luís, a capital maranhense cheia de encantarias, não é diferente. Seja os ludovicenses natos, maranhenses de outros municípios ou turistas que buscam aventurar-se na Ilha do Amor… Todos possuem seus questionamentos mais corriqueiros sobre a cidade.

A título de curiosidade, O Imparcial separou algumas das buscas mais comuns feitas sobre São Luís na ferramenta de pesquisa, e responde cada uma delas. Confira!

São Luís é uma ilha?

A Grande São Luís é uma ilha. Com 1.410,015 km² de extensão, faz parte do Arquipélago do Golfão Maranhense, fica entre as baías de São Marcos e São José, e é banhada pelo Oceano Atlântico. Quatro cidades fazem parte da Região Metropolitana: São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

São Luís é a capital mais setentrional do nordeste?

São Luís é, também, a capital mais setentrional do nordeste, ou seja, aquela que está posicionada mais ao norte da região. O Maranhão está grudadinho ao Pará (ele mesmo, a terra do carimbó e do famigerado açaí). E isso nos leva aos próximos questionamentos…

São Luís fica no nordeste?

A ilha de São Luís fica localizada no Maranhão, um dos nove estados nordestinos. No entanto, a confusão acaba sendo generalizada, uma vez que temos muito em comum com o norte do país, especialmente na área ocidental. Compartilhamos aspectos ligados ao clima, fauna e flora de estados nortistas. Mas cuidado: só não peça para um maranhense chamar juçara de açaí

São Luís tem horário de verão?

Assim como o restante dos estados e municípios do norte e nordeste do Brasil, São Luís não adere ao horário de verão, já que este é adotado em regiões longe da Linha do Equador, para aproveitar os solstícios de verão que fazem com que os dias se tornem mais longos e economizar energia.

São Luís tem praia?

E por falar em Linha do Equador, somos privilegiados com diversas praias para aliviar o calorão. Seja no eixo mais popular, na Ponta d’Areia, Litorânea, Olho d’Água e Araçagi, ou nas regiões da ilha mais afastadas do Centro. Já demos aqui e aqui algumas dicas que valem a pena conferir!

São Luís tem quantos anos?

Sobre a idade da capital, São Luís completará 406 anos no dia 8 de setembro deste ano. A cidade foi fundada por franceses no ano de 1612, posteriormente invadida por holandeses e colonizada pelos portugueses.

Por que São Luís recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade?

A ilha é, também, privilegiada por ser um grande vetor da história e da cultura nacional e mundial. Tanto que recebemos, há 20 anos, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, da Organização Nacional das Nações Unidas para Ciência e a Cultura (Unesco) (relembre aqui). Quer um aperitivo? Por aqui, temos mais de 3.500 casarões tombados, espalhados por uma área de 60 hectares.

Por que São Luís recebeu este nome?

Antes de ser fundada pelos franceses com a intenção de tornar a região a França Equinocial, São Luís era conhecida pelos povos nativos como Upaon-Açu (denominação até hoje utilizada), que significa “Ilha Grande”. O responsável pela renomeação foi Daniel de La Touche, que ao chegar na ilha deu início à construção do Fort Saint Louis – nome posterior de um povoado que viria a ser construído, e aportuguesado para São Luís, após a colonização lusitana. O nome é uma homenagem ao rei Luís XII.

Por que São Luís é chamada Ilha do Amor?

Dito isto, torna-se inevitável o surgimento de inúmeros outros apelidos para a ilha, relacionados às belezas naturais e à cultura. Cidade dos Azulejos, Jamaica Brasileira (devido à tradição do reggae), Ilha Magnética, Atenas Brasileira (pela tradição literária)… Mas, de fato, o que mais marca é o codinome “Ilha do Amor”. Não entendeu? Basta apreciar uma única vez o pôr-do sol de São Luís para ver que, como diz o cantor e compositor César Nascimento na música Ilha Magnética, “o amor nasceu aqui”!

Leia também: É no Maranhão que se fala o melhor português do Brasil?

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias