Curiosidade

Descubra as diferenças entre o Açaí e a Juçara, confundidos entre consumidores

Muito confundidos, os frutos são parecidos. Mas, acredite, não são a mesma coisa.

Açaí ou Juçara? Qual é o correto? Quem respondeu “os dois”, acertou! Porém, apesar de ambos os nomes estarem corretos, Açaí e Juçara são frutos diferentes.

Hããããããããããããããã?

Definir o nome certo do fruto que tanto é consumido no Maranhão, é uma discussão comum. A confusão começa pelo tipo da planta, afinal os dois frutos vêm de palmeiras, e pelas próprias semelhanças de tamanho, cor e textura.

Porém, a fruta juçara, que é a forma que comumente chamamos aqui no Maranhão, é colhida de uma palmeira típica da Floresta Atlântica. Essa planta não produz perfilhos e a extração implica em sua morte. Ela ocupa uma vasta extensão territorial, desde o sul da Bahia ao Rio Grande do Sul. Ou seja, a juçara, então, nem se quer se encontra no território maranhense.

A “Juçara do Maranhão”, na verdade, é Açaí

O açaizeiro, ao contrário da juçara, é uma palmeira que produz vários perfilhos, formando touceiras. Esses perfilhos são manejados para exploração do palmito, ao longo da vida útil da palmeira. É nativo da região norte do Brasil, podendo ser encontrado em terra firme na Região Amazônica, incluindo os estados do Maranhão, Pará e Amazonas, onde vegeta em terrenos de várzeas e igapós.

O que nós maranhenses encontramos aqui é e sempre será o Açaí!

Semelhanças

Mas há sim, semelhanças entre Açaí e Juçara! E não é só o fruto que é parecido, também é possível extrair das duas palmeiras o palmito, que é bastante consumido nas regiões onde as plantas são cultivadas.

Quando se trata de valor nutricional, os dois frutos também são bastante semelhantes. Em uma pesquisa intitulada “Comparação Nutricional da Polpa dos Frutos de Juçara e de Açaí“, ficou comprovado que a polpa da juçara apresenta composição química com qualidades nutricionais compatíveis com a polpa do açaí.

Hoje, o uso da polpa do açaí se generalizou em todo país e é possível ser encontrada em diferentes formas, desde sua polpa pura, até sorvetes, acompanhados de outras frutas como kiwi, morango e carambola. São misturas que dão energia para o dia a dia.

E se depois dessa matéria você ficou com vontade de tomar um delicioso açaí, que tal conferir o melhor açaí de São Luís, eleito pelos internautas? É só clicar aqui!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias