SAINT LOUIS

A origem do nome de São Luís do Maranhão

Os francesas pensavam em ter na ilha o mesmo progresso que o rei Luís XIII teve na França

Rei da França Luís XIII

Upaon-açu, esse era o nome da capital do Maranhão antes de se tornar São Luís. O atual nome da cidade se deu após a sua fundação feita por franceses. No período, a tentativa era de criar a França Equinocial.

Daniel de La Touche, também conhecido como Senhor de La Ravardiére, foi quem renomeou a cidade, quando, em março de 1612, ao chefiar uma expedição, partiu do porto de Cancale, na Bretanha, em direção ao Brasil. Após a sua chegada, no dia 8 de setembro, foi levantada a cruz na ilha de Sant’Ana, e os colonos deram início à construção do Fort Saint Louis, o nome foi “aportuguesado” e passou, ser chamado de São Luís. O povoado estava localizado em um ponto estratégico, que facilitava a defesa dos franceses, que resolveram, então, trocar o nome do local. Upaon-açu, então, passou a se chamar povoado de Saint Louis. O nome seria uma maneira de homenagear o rei da França Luís XIII.
O rei Luís XII ficou popular porque, durante seu reinado, a França teve um excepcional poder político, econômico, militar e cultural, no chamado “século de ouro de São Luís”. Houve um grande desenvolvimento da justiça real, passando o monarca a representar o juiz supremo. Assim, os franceses, em homenagem a este rei, nomearam “São Luís” a nova cidade francesa, com o intuito de obter o mesmo progresso.
Como explica o Historiador e presidente do Instituto Histórico e Artístico do Maranhão (IHGM), Euges Lima: “A origem do nome da cidade vem do forte construído pelos franceses, que foi batizado por um dos líderes da expedição francesa (1612), chamado Razilly, com o nome de Forte São Luís, em homenagem ao então rei de França e de Navarra, Luís XIII.”
Segundo o cronista, Bernardo Pereira de Berredo, autor do livro “Anais Históricos do Estado do Maranhão”, do ano de 1749, o primeiro capitão general do Maranhão e comandante das forças portuguesas, Jerônimo de Albuquerque Maranhão, manteve o nome São Luís, por duas razões: a primeira pelo fato da região já estar conhecida pelo nome do Forte de São Luís, onde hoje no local encontra-se o Palácio do Leões; a segunda teoria conta acerca do capitão desejar guardar para a posteridade a vitória da expulsão dos franceses mantendo o nome de origem francesa Saint Louis”.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias