ILHA DO AMOR

São Luís completa 20 anos do título de Patrimônio da Humanidade

Com o passar dos 20 anos da conquista do prêmio, a cidade luta constantemente para preservar a herança deixada pelos povos que por aqui passaram

Rua Portugal, Centro histórico de São Luís

Ruas estreitas. Ladeiras. Escadarias. Tudo isso pode ser encontrado por quem passeia pelo Centro Histórico de São Luís. São ao todo mais de 3500 casarões tombados nos fins dos anos 50 pelo estado, espalhados em uma área de 60 hectares. Devido essa singularidade, em 1997, a capital recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Organização Nacional das Nações Unidas para Ciência e a Cultura (Unesco).

Com o passar dos 20 anos da conquista do prêmio, a cidade luta constantemente para preservar a herança deixada pelos povos que por aqui passaram. Para que isso aconteça da melhor forma possível, foram implementados diversos projetos na área como forma de revitalizar a região que sente a cada dia mais o sinal de abandono. Dentre esses projetos, se destacam o programa Reviva, iniciativa da Prefeitura movimentando a área com projetos de cultura e arte. Fazem parte do programa, o Passeio Serenata e o Roteiro do Reggae.
“São Luís possui uma beleza incomparável que encanta quem conhece sua história, cultura e patrimônio. É para preservar essa beleza singular que trabalhamos com projetos e ações para constante revitalização do espaço, investindo em atividades que conservem viva essa história”, afirma o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Como parte da programação para comemorar a conquista do título, as ruas do Centro Histórico serão palco de mais um Passeio Serenata. Com concentração as 19h na Praça Benedito Leite, o passeio mostrará o passado da capital e como foi o processo para a conquista do título. O passeio segue pelas ruas de Nazaré, da Estrela, Portugal, Djalma Dutra, da Alfândega, Câmara Municipal de São Luís e Praça Nauro Machado, Palácio dos Leões e La Ravadiere.

Infraestrutura
Como forma de preservar o patrimônio, São Luís vem recebendo diversas intervenções. Quem passa diariamente pela praça do Panteon já deve ter notado a presença de máquinas. São as obras do PAC cidades históricas que já estão modificando a paisagem. Além dessa, várias obras estão previstas ou em execução, como a requalificação do Forte São Luís, Mercado Central, Fábrica São Luís e a Esplanada da Estação Ferroviária. Para o próximo ano, estão previstos investimentos de mais de 14 milhões de reais para a requalificação de logradouros públicos, elaboração de um plano de habitação, requalificação da fonte do Bispo, urbanização do canal do Portinho, obras no Parque Bom Menino e Diamante, entre outros.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias