CURIOSIDADE

É no Maranhão que se fala o melhor português do Brasil?

Terra geradora de grandes escritores da cultura literária clássica no Brasil, o Maranhão é apontado por estudiosos como o estado que fala o melhor português

A famigerada “Atenas brasileira” recebeu esse nome após a época dourada do cultivo de algodão, seguida por uma explosão cultural. O Maranhão foi uma das primeiras regiões a receber iluminação pública no país e a que mais se relacionou com as cidades europeias, era sempre atualizada nas novidades da literatura francesa. Logo se manifestaram vários escritores e poetas romancistas, como Gonçalves Dias, Ferreira Gullar, Aluísio Azevedo, entre outros que exerceram grande importância no cenário literário brasileiro.

Com fama intelectual, estudiosos apontaram que no Maranhão se fala o melhor português, embora alguns pesquisadores desmitifiquem esse posicionamento. O professor paulista, Pasquale Cipro, disse em uma entrevista à revista Veja que nenhuma região tem a melhor ou pior fala do português, que depende da posição social que o brasileiro possui diante da norma culta. Afinal, assim como os outros estados, o Maranhão comete erros na língua portuguesa.

Essa fama de que fala o português mais correto também se deve ao fato de ainda ser usado nas regiões do Norte/Nordeste o pronome clássico “tu” (termo substituído por você, devido à reorganização do sistema pronominal), procedido pelo verbo terminado com s – “Tu vais…”.

No livro Preconceito linguístico, Marcos Bagno disse:

“Toda variedade linguística atende às necessidades da comunidade que a emprega. (…) É também resultado de um processo histórico próprio, com suas vicissitudes e peripécias particulares”.

Logo, é mito um lugar falar o português mais bonito e correto que o outro. Cada lugar possui suas respectivas características linguísticas que são meros reflexos históricos. O Maranhão ainda segue alguns termos gramaticais arcaicos e tem um histórico literário de extrema relevância. Talvez, por isso, essa fama ainda dure um bom tempo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias