Gotas de Futuro

Daiane dos Santos ensina Saneamento Básico a crianças da região metropolitana

Daiane é embaixadora do Instituto Trata Brasil desde 2007. Em 2016, propôs projeto voltado para o público infantil e juvenil e assim surgiu o Gotas de Futuro

Em passagem pelo Maranhão, a ex-ginasta e campeã olímpica, Daiane dos Santos esteve em oito escolas na Região Metropolitana de São Luís com o projeto educativo “Águas na Escola – Gotas de Futuro”. Na última sexta-feira, 27, ela esteve na UEB Allana Ludmila, localizada no bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar.

Ao longo dos últimos cinco dias, Daiane, acompanhada por uma equipe do Instituto Trata e da BRK Ambiental, levou para crianças do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, palestras recreativas e atividades lúdicas, que conscientizem pais, alunos, professores e funcionários sobre a importância do uso racional da água e da necessidade de termos nossos esgotos coletados e tratados.

Uma das atividades do projeto fala sobre a importância das moradias estarem conectadas às redes de esgotos, onde elas já estejam instaladas. A mensagem principal é transformar o conhecimento das crianças envolvidas para que eles saiam do projeto com a certeza de que saneamento básico é qualidade de vida e nos garante mais saúde.

“Participar do projeto Gotas do Futuro é muito especial pra mim. Eu já participo de outro projeto aqui em São Luís que também tem o apoio do Governo do Estado, que é o Brasileirinhos, voltado para o esporte e educação, onde o objetivo é transformar o cidadão, transformar a criança em um futuro cidadão que ajude a formar um Maranhão melhor do que hoje”, conta a alteta.

Daiane é embaixadora do Instituto Trata Brasil desde 2007, e a partir de então que passou a tentar unir o tema saneamento básico com educação infantil. Em 2016, ela propôs um projeto voltado para o público infantil e juvenil e assim surgiu o Gotas de Futuro. “A ideia dos projetos é educação, a onde a gente consiga olhar para a criança hoje e dizer ‘Você vai ser um adulto mais bem formado, mais bem educado no futuro’. E que bom que a gente tem essa parceria com os municípios e os governos apoiando esses projetos. A gente espera vir também pra São Luís”, diz ela.

“Só aqui em Paço do Lumiar atendemos cinco escolas e mais três em São José de Ribamar, totalizando mais ou menos 2 mil crianças atendidas. A gente tratar desse tema que hoje é tão sério de uma forma tão lúdica, acho que auxilia principalmente para a compreensão deles. Agora, aprendendo quando pequenininhos, mas quando forem grandes e estiverem nas suas casas, com suas famílias, vão saber que isso é muito importante e vão saber reivindicar esses direitos, que são direitos de todos os cidadãos”, completa.

​Até o presente momento, o Instituto Trata Brasil, em conjunto à Daiane dos Santos, já apresentou o projeto “Água na Escola – Gotas de Futuro” em escolas e projetos sociais de cinco cidades no interior de São Paulo, além do Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, São Paulo, Porto Ferreira e Sumaré.

“A gente sempre pede um feedback das escolas após a ativação e a gente sempre tem um retorno positivo. Eu falo que a gente consegue ver assim que sai daqui. Já vemos as crianças com revistinha, mostrando para o pai “olha aqui que eu aprendi hoje, não pode jogar lixo no chão”. A gente vê a resposta imediata deles, que eles conseguem entender que também é responsabilidade deles e que podem sim fazer diferente, que eles podem até mesmo ensinar os pais a fazer o certo”, se orgulha a ex-ginasta.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias