TIRA-DÚVIDAS

Como funcionam as Faixas Exclusivas de Transporte?

A fiscalização eletrônica nas Faixas Exclusivas de Transporte começa a funcionar de forma definitiva nesta sexta-feira, 15, mas muitos condutores ainda têm dúvidas de como elas irão funcionar

Reprodução

A partir desta sexta-feira, 15, a fiscalização eletrônica nas Faixas Exclusivas de Transporte começa a funcionar em caráter definitivo. Condutores tiveram 30 dias para se adaptar às mudanças realizadas no trânsito em diversos pontos de São Luís no último mês. O monitoramento do sistema, feito pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), garantirá maior fluidez e organização do trânsito na capital maranhense.

Para muitos motoristas, não ficaram claras as regras de como funciona a faixa exclusiva, por onde devem circular apenas ônibus, ambulâncias, táxis com passageiro e viaturas das polícias e da SMTT.

Para o motorista Emílio Santos, de 45 anos, ainda há dúvida de quando atravessar, caso as Faixas Exclusivas do Transporte estejam congestionadas pelos transportes permitidos. “Quando eu tiver que virar à direita e tiver engarrafamento? Eu teria que ficar parado, esperando na faixa normal, ou posso ir pra faixa azul?”, indaga.

Outra dúvida é quanto tempo o motorista deve permanecer na Faixa e como a fiscalização vai identificar se um táxi ou uma ambulância estará ou não com passageiros e pacientes, respectivamente. “Ainda não entendi por quanto tempo posso permanecer nesta faixa, mesmo se irei dobrar em alguma via e precisar entrar nesta faixa, sem passageiros. E no caso dos táxis, como a fiscalização vai saber se estou ou não com passageiro”, questiona o taxista Alberto Couto.

O Imparcial responde algumas perguntas pra quem tem dúvidas sobre o funcionamento das faixas exclusivas

1 – O que são Faixas Exclusivas de Transporte?

São faixas de tráfego reservadas para o uso exclusivo de veículos de transporte coletivo, ambulâncias, táxis com passageiro e viaturas das polícias e da SMTT. Elas são separadas das  faixas de tráfego geral por meio de pintura azul. Estes dispositivos de separação não segregam totalmente a faixa em relação ao fluxo de tráfego geral e, portanto, elas podem ser temporariamente compartilhadas com outros veículos para acesso a propriedades lindeiras e movimentos de conversão.

2 – Que veículos podem transitar pelas faixas exclusivas?

Aqui em São Luís, podem circular pelas faixas azuis veículos de transporte coletivo, ambulâncias, táxis com passageiro e viaturas das polícias e da SMTT.

3 – Em que momento outros veículos podem transitar por ela?

Os motoristas podem transitar temporariamente nas faixas exclusivas quando estes irão acessar propriedades lindeiras, estacionar ou fazer conversão à direita. Nesse caso, o trecho foi sinalizado com pontilhados brancos, apontando que o condutor pode cruzar a faixa.

4 – Onde foram colocadas as faixas exclusivas em São Luís?

As faixas azuis foram implantadas nas avenidas Colares Moreira e Castelo Branco e nas ruas Cajazeiras e Rio Branco.

5 – Qual a multa para quem não respeita a faixa exclusiva?

Quem desrespeitar o funcionamento das faixas azuis comete infração gravíssima e isso quer dizer que o valor da multa  é de R$ 293,47, podendo ainda o motorista ter o seu veículo removido.

E você? Ainda tem alguma dúvida? Comente aqui!

Leia também:

SMTT admite erro em sistema de monitoramento e cancela multas

Saiba quais ruas e avenidas já possuem câmeras de videomonitoramento em tempo real 

Trânsito em ruas do Renascença II sofre alterações

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias