Monitoramento

Multas começam a valer oficialmente a partir desta segunda

O sistema de videomonitoramento possui câmeras de longo alcance que flagram infrações de trânsito em tempo real na capital

Reprodução

Começa a operar em caráter definitivo o sistema de monitoramento em tempo real nas principais vias de trânsito de São Luís. A partir desta segunda-feira, 19, motoristas que forem flagrados pelas câmeras de alta rotação e resolução cometendo alguma infração de trânsito poderão ser multados instantaneamente.

O monitoramento é realizado por 36 câmeras fixas e 32 de alta rotação e resolução, que serão observadas pelo Centro de Controle de Operações do Trânsito e Transporte da Capital (CCO).

Além de permitir a autuação de infrações como uso do celular, o videomonitoramento fiscaliza infrações como a formação de filas duplas, estacionamento e conversões irregulares, uso das faixas exclusivas de transportes, atalhos por cima de canteiros, avanços de sinal vermelho, entre outras situações.

Centro de Controle de Operações do Trânsito

Instalado na sede da SMTT, o Centro de Controle de Operações do Trânsito é composto por um painel de nove telas, por meio do qual é observada toda a movimentação do trânsito, captada por 36 câmeras fixas instaladas em pontos estratégicos dos principais corredores urbanos da cidade e mais 32 câmeras com rotação de 360 graus e de longo alcance. “A alta capacidade de angulação desses equipamentos permite a captação de imagens em um raio de até um quilômetro de distância, possibilitando maior observação e visibilidade das infrações cometidas pelo condutor”, explicou Canindé Barros.

O sistema de monitoramento do CCO é composto ainda pela Central de Multas, que recebe a imagem da infração em tempo real; e a Central de Rádio, para controle e repasse de informações aos agentes de trânsito em trabalho nas ruas da cidade, garantindo maior agilidade ao atendimento nas ocorrências de colisões, congestionamentos e outras abordagens de competência da SMTT.

Pontos que já contam com o monitoramento

As câmeras com maior capacidade de observação já foram implantadas nos seguintes pontos:

Avenida dos Holandeses

Avenida Guajajaras

Avenida Marechal Castelo Branco

Avenida Jerônimo de Albuquerque

Avenida dos Portugueses

Avenida Beira Mar

Avenida de Guaxenduba

Avenida Magalhães de Almeida

Avenida Professor Carlos Cunha

Cruzamento da Forquilha

Avenida Principal da Cidade Operária

Anjo da Guarda

São Cristóvão

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias