SAÚDE ANIMAL

Campanha de vacinação contra raiva animal começa hoje

Os profissionais passarão todas as sextas e sábados, de casa em casa, até dezembro. O objetivo é impedir que casos da doença sejam registrados.

Atenção, donos de pets! Começa nesta sexta-feira, dia 6, a campanha de vacinação contra raiva animal, com objetivo de imunizar 160 mil cães e gatos. A ação será realizada por 245 técnicos, que atuarão em toda a ilha. Os profissionais, devidamente uniformizados e com identificação, passarão de casa em casa para vacinar os animais domésticos.

“Se o pet não vai até o veterinário, o veterinário vai até o pet”

A campanha será realizada todas as sextas e sábados até o mês de dezembro. O coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), João Batista Pires, diz que todos os cães e gatos com idades a partir de três meses devem ser vacinados, com restrições apenas para animais que estejam doentes ou fêmeas no último mês de gestação.

“A raiva é uma doença causada por um vírus mortal tanto ao homem quanto aos animais, e ela é transmitida quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão. Por isso, é fundamental a vacinação”, explica João Batista Pires.

A primeira etapa da campanha, realizada pela Prefeitura de São Luís, será realizada nos bairros Centro, Liberdade, Diamante, Camboa, Vila Gorete, Sitio do Meio, Floresta, Fé em Deus, Monte Castelo, Lira, Belira, Apeadouro, Macaúba, Vila Bessa, Veneza, Retiro Natal, Madre Deus, Goiabal, Areinha, Bairro de Fátima, Parque Amazonas, João Paulo, Coroado, Jordoa, Redenção, Barés, Ivar Saldanha, Barreto, Vila Passos, Coreia de Cima, Coreia de Baixo e Veneza. As visitas dos vacinadores acontece nos horários de 13h às 17h (sexta-feira) e das 7h às 14h (sábado).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias