Pets

Saiba os riscos de deixar os animais de estimação sozinhos

Por serem muito curiosos, os bichinhos acabam colocando o focinho onde não devem e trazendo muita dor de cabeça aos seus donos. O ideal é que se evite ao máximo deixar-los sozinhos

Passar muito tempo sozinho pode prejudicar a saúde dos animais domésticos

No dia 28 de Julho um cãozinho da raça Shih Tzu acabou morrendo enquanto estava em um Pet Shop em São Paulo. Apesar de a dona do animal afirmar que o cachorro sofreu maus tratos, a versão contada pela proprietária do estabelecimento é de que Nick, como era chamado, tenha se enforcado com a própria coleira após pular da mesa na qual estava sendo atendido.

O cachorro morreu enforcado por sua coleira ao cair de uma mesa em um pet shop Foto: Reprodução

A proprietária do pet shop contou  que uma de suas funcionárias precisou deixar Nick sozinho durante poucos minutos para atender um outro animal. Esse tempo foi suficiente para o cãozinho morrer. O caso segue sendo investigado na cidade de Jundiaí, em São Paulo.

O veterinário Gabriel Ribeiro afirma que casos como esse não são comuns mas que é fundamental se precaver e tomar alguns cuidados para garantir a segurança do animal. Ele pontua que principalmente com os cães é necessária a existência de medidas que sanem qualquer possibilidade de incidentes pois, segundo Gabriel, independente da raça, os cachorros são imprevisíveis. O veterinário orienta a presença de alguém que os supervisionar sempre. ” Cão é muito imprevisível, o ideal é que fique sob supervisão sempre”, disse.

O que Gabriel diz ser a principal forma de evitar situações como a de Nick é jamais manter distância do animal por muito tempo principalmente quando ele estiver com a coleira. Mesmo nas idas ao pet shop é bom estar atento e verificar se o bichinho não foi deixado sozinho pelos funcionários do estabelecimento. “O cuidado básico é nunca deixar o cão só, por mais tranquilo e acostumado com o local que ele for”, afirmou Gabriel.

O caso de Nick acabou chamando a atenção de muitos donos de animais quanto à necessidade que os cães e gatos têm de estarem na companhia de alguém. Além de danos materiais e principalmente físicos, a ausência constante do dono pode deixar o animal triste e ansioso.

Que riscos seu pet corre quando fica sozinho?

– Comer objetos estranhos;

-Mastigar plantas tóxicas;

– Morder cabos de eletricidade;

-Pular de móveis, escadas ou janelas;

– Comer toda a ração de uma só vez;

– Se afogar em tanques, baldes ou piscinas;

Esses são seis dos casos mais comuns e que podem trazer sérios riscos aos animais e inclusive levarem à morte. Por serem muito curiosos, os bichinhos acabam colocando o focinho onde não devem e trazendo muita dor de cabeça aos seus donos. O ideal é que se evite ao máximo deixar um animal doméstico sozinho por muito tempo ou até mesmo por alguns minutos. No caso de Nick, poucos minutos sozinho acabaram culminando na morte do cachorro de dois anos.

A dona de Nick registrou ocorrência na delegacia de Jundiaí e a polícia trabalha nas investigações. A proprietária do Pet Shop lamentou o ocorrido e chegou a oferecer um no novo cachorro, o que só deixou mais indignada a dona do animal.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias