HISTÓRIA DOS DESCONTOS

Conheça a origem da Black Friday

No Brasil, a data surgiu em 2010 e consolidou como a quinta data mais importante para o setor varejista

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Em sua origem nos Estados Unidos, a Black Friday ocorre sempre na última sexta-feira do mês de novembro, no dia seguinte ao feriado do Dia de Ação de Graças, marcando o início da temporada de compras do Natal. Por lá, existe somente um único dia de descontos expressivos, os clientes fazem fila do lado de fora dos estabelecimentos antes dos mesmo abrirem as portas.

No Brasil, a data surgiu em 2010. Desde então, se consolidou como a quinta data mais importante para o setor varejista, atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais. No país, no entanto, as promoções não se concentram num único dia. Alguns estabelecimentos antecipam e estendem os descontos por uma semana inteira, ou até durante todo o mês de novembro.

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O termo “Black Friday” já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869. Também passou a ser usado em 1966 por milhares de pessoas em torno do mundo, mas só se tornou popular em 1975, quando o uso do termo passou a ser conhecido por meio de artigos publicados em jornais que abordavam a loucura da cidade durante o evento.

Outra explicação advém do início de 1980, quando foi criada uma teoria que usava a cor vermelha para se referir aos valores negativos de finanças e a cor preta para indicar valores positivos. O período negativo correspondia ao período de janeiro a novembro e o lucro acontecia no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e permanecia até o final do ano.

Alguns anos depois, Black Friday foi o nome usado pelos varejistas para indicar o período de maior faturamento, e, desde então, é a data mais agitada do varejo no país. Embora não seja um feriado, nos EUA, muitas pessoas ganham o dia de folga e se tornam consumidores com grande potencial.

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