CONTRA A COVID-19

Prefeituras emitem decretos restritivos

Para conter a disseminação da Covid-19, Flávio Dino suspendeu eventos estaduais, deixando abertura para prefeitos realizarem decretos de acordo com as necessidades.

Reprodução

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), editou decreto que suspende eventos do governo do estado entre quinta e domingo. Dino também estabeleceu ponto facultativo no serviço público estadual. Flávio Dino atende parcialmente os pedidos feitos pelo Ministério Público do Maranhão, Defensoria Pública do Estado e Tribunal de Contas do Estado.


O governador deixou a cargo das prefeituras decidir sobre eventos privados e municipais. “Editei decreto agora suspendendo eventos do governo do Estado entre quinta e domingo. Sexta será ponto facultativo no serviço público estadual. Sobre eventos privados e municipais, cada prefeito vai tratar de acordo com a situação da sua cidade, observadas regras gerais estaduais”, disse o governador. E acrescentou em outra postagem: “Vamos continuar a fiscalização todos os dias, visando ao cumprimento dos protocolos sanitários. Já realizamos mais de 12.000 fiscalizações. Cada prefeitura também pode exercer a fiscalização sanitária. Muito importante”, ressaltou Flávio Dino.


Entre as prefeituras que tomaram medidas restritivas mais rigorosas estão a da cidade de Morros, de São José de Ribamar e de Pinheiro. A prefeitura de Morros,por meio de seu site, publicou um comunicado, no qual avisa à população morruense, que definiu novas medidas de enfrentamento da covid-19 e suas variantes, por um novo decreto, no qual “fica estabelecido a proibição da frequência de pessoas em rios, lagoas e/ou fontes de água, assim como o estacionamento de veículos na orla lacustre do território do município de Morros, como medida de prevenção no município”, informando que as medidas têm vigência por prazo indeterminado, não especificando a data.


Sem bebidas alcóolicas

Quem também emitiu um decreto com novas medidas restritivas foi o prefeito de São José de Ribamar, Julinho Matos. Entre algumas medidas do decreto, que valerá por 15 dias, a partir da última segunda-feira (1º), ficou proibido o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, conveniências e estabelecimentos comerciais, inclusive, nas praias que pertencem ao município, funcionando apenas a retirada no local ou delivery. Além disso, para os restaurantes, lanchonetes, praça de alimentação e similares serão permitidas apenas quatro pessoas por mesa e não podem consumir bebidas alcoólicas. O estabelecimento deverá funcionar de 9h às 20h, com 50% da capacidade. Também está proibida a realização de eventos em estabelecimentos comerciais que possuem piscinas ou similares. Além de outras medidas, que caso sejam descumpridas, podem acarretar em multa no valor entre R$ 500,00 e R$ 2.000,00 por cada infração anotada. Em caso de reincidência, o estabelecimento poderá ter sua licença suspensa ou cassada.


 100 mil pessoas vacinadas

Já o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, decretou estado de alerta na cidade que já conta com o número de 88 óbitos. Ele, que havia nas últimas semanas decidido flexibilizar a abertura do comércio e segmentos culturais, bares, restaurantes, casas de show dentre outros como forma de dar um respiro para a economia local, voltou a endurecer o enfrentamento do novo coronavírus na cidade da baixada maranhense.


Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o município possui um total de 441 casos ativos, ou seja, pessoas que estão com o vírus no organismo e estão apresentando sintomas leves, moderados e até graves da doença. Uma pressão no sistema de saúde local que preocupa. 90% dos leitos de UTI das unidades de saúde estão ocupados. Para que não haja o colapso foi necessário impor novas medidas, dessa vez bem mais restritivas. “Nossa prioridade é salvar vidas. Estaremos dando todo apoio ao comércio e aos informais, pois sabemos das dificuldades, mas precisamos dessas medidas”, disse Luciano.


Para conter o avanço da covid-19 no Maranhão, o Governo do Estado, está acelerando a vacinação com a meta de alcançar a aplicação de 100 mil doses até o fim desta semana. A força tarefa está acontecendo nos municípios de: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Bacabal, Timon, Santa Inês, Caxias, Codó, Coroatá.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias