POLÍTICA

Bolsonaro sobrevoa manifestação de helicóptero e cumprimenta apoiadores

Grupo se manifesta contra o STF e Congresso Nacional. Semana foi de disputa intensa entre Executivo e Judiciário

Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro compareceu em mais uma manifestação de seus apoiadores contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional em Brasília. Ao lado do deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ), o presidente sobrevoou a Esplanada e depois cumprimentou manifestantes no Palácio do Planalto. 

Bolsonaro não utilizava máscara, algo que é obrigatório no Distrito Federal (DF), ficou muito perto de populares e pegou uma criança no colo, como fez em outros protestos das últimas semanas.

Assim como em outros domingos, os apoiadores do presidente fizeram uma carreata até o Palácio do Planalto. Algumas faixas pediam “Fora (Rodrigo) Maia”, presidente da Câmara dos Deputados, e “Fora parasitas do STF e do Congresso”. 

Desde março, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro realizam protestos, em especial em Brasília. O primeiro que gerou grande polêmica foi no dia 15 daquele mês. Naquela ocaisão, o próprio presidente divulgou vídeo com as convocações, que tinham cunho antidemocrático, com pedido de fechamento do Supremo e do Congresso Nacional. 

O maior alvo dos bolsonaristas no momento é o STF, devido ao inquérito das fake news, que investiga ameaças e informações falsas contra os ministros da corte. Na última quarta-feira (27), a Polícia Federal cumpriu 29 mandados de busca e apreensão contra blogueiros, youtubers, políticos e empresários apoiadores do presidente.
No último sábado (30), um grupo de apoiadores de Bolsonaro que se intitula “300 do Brasil” fez um protesto em frente ao STF. Com tochas e máscaras, a imagem lembrou a muitos ações do Ku Klux Klan (KKK), organização racista originada nos Estados Unidos que fala em supremacia branca e já cometeu diversos atos violentos contra negros. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias