ELEIÇÕES 2016

OAB-MA mantém plantão para o segundo turno das eleições

As denúncias podem ser feitas na própria sede da Ordem ou pelo e-mail: cidadania@oabma.org.br ou pelo WhatsApp 98 99140 2621

O Maranhão contará, mais uma vez, com a presença da Secional Maranhense dos Advogados do Brasil nas eleições 2016. Para o segundo turno um sistema de plantão, a exemplo do que aconteceu no primeiro tuno, foi organizado com o objetivo de garantir ao cidadão, o pleno exercício da democracia que é a escolha do seu representante político. No domingo, dia 30 de outubro, uma equipe estará de plantão na sede da OAB-MA, no Calhau. As denúncias podem ser feitas na própria sede da Ordem ou pelo e-mail: cidadania@oabma.org.br, pelo WhatsApp 98 9 91 40 26 21 e pelo aplicativo do Conselho Federal da OAB (www.oab.org.br).
A diretoria da Ordem e as Comissões de Defesa das Prerrogativas e de Direito Eleitoral estão envolvidas na condução dos trabalhos durante as eleições. Na verdade, as atividades da OAB-MA em prol de eleições propositivas e transparentes iniciaram em julho com o lançamento da campanha de Combate ao Caixa 02. Uma itinerância por 15 subseções da Ordem, com a realização de cursos e palestras sobre as alterações na Legislação Eleitoral, foi realizada, no intuito de aprimorar o conhecimento dos operadores do Direito para que atuassem como fiscais durante o período eleitoral.
Para o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, a Ordem cumpre o papel de, como representante da sociedade civil, desenvolver ferramentas que denunciem o financiamento de campanhas políticas por organizações. “No atual contexto político e social do Brasil, os dias destinados à realização das eleições representam um dos raros momentos em que todos se igualam, pois não há diferença de raça, sexo, condição financeira, classe ou grupo social, já que existe igualdade de valor no voto dado por cada cidadão”, enfatizou Diaz.
É importante que o eleitor fique atento às propostas dos candidatos que disputarão o segundo turno das Eleições 2016. “O centro dos debates deverá ser a agenda positiva, com geração de emprego, renda, trabalho, oferta de um sistema de saúde eficaz, educação de qualidade e maior segurança para uma população tão cansada de escutar as mesmas promessas. Combater as práticas do passado é o melhor antídoto para a política moderna”, complementou o vice-presidente da Ordem e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Pedro Augusto Souza de Alencar.
Importante também para o cidadão é estar consciente que é preciso ir além do processo eleitoral. Os mesmos valores éticos e democráticos do cidadão e do candidato, por ventura eleito, devem servir de diretrizes para uma gestão comprometida, transparente e participativa. “Trabalhar e fiscalizar são verbos que devem ser praticados exaustivamente pelo cidadão e também pelos eleitos, corroborando este desafio de construir um novo cenário para a política brasileira”, finalizou Thiago Diaz.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias