Susto

Bebê recém-nascido é salvo por policiais civis após se engasgar em São Luís

Os policiais iniciaram os procedimentos de primeiros socorros após serem abordados pelos pais da criança.

Reprodução

Um bebê de apenas 12 dias de vida foi salvo por dois policiais civis após se engasgar na tarde desta sexta-feira (3), em São Luís.

Os investigadores Tony e Idequeu, que salvaram o bebê, são lotados na Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC) e na Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC). Os policiais iniciaram os procedimentos de primeiros socorros após serem abordados pelos pais da criança. 

Após utilização das técnicas corretas de salvamento, os investigadores Tony e Idequeu conseguiram desobstruir as vias aéreas e reestabelecer os sinais vitais do bebê, que foi levado para uma unidade de saúde em São Luís, para ser submetido aos cuidados médicos. 

Em nota, a Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia Geral de Polícia, parabenizou os investigadores pela rápida resposta e socorro prestado. 

Manobra de heimlich

A manobra de “Heimlich” consiste em um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. 

Manobra de Heimlich é indicada para salvar bebês engasgados — Foto: Reprodução/EPTV

Manobra de Heimlich é indicada para salvar bebês engasgados — Foto: Reprodução/EPTV 

Quanto tempo podemos fazer a manobra?

Faça até 3 tentativas. Se a pessoa não responder ou não conseguir respirar depois disso, ela pode estar evoluindo para um quadro de parada cardiorrespiratória. Peça ajuda! 

  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): 192
  • Corpo de Bombeiros: 193
  • Polícia Militar: 190

Engasgos com bebês

  • Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
  • Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
  • Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
  • Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
  • Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias