ELEIÇÕES 2016

PSB se aproxima da vaga de vice de Edivaldo

Os partidos não confirmam oficialmente, mas há indícios de que dede Roberto Rocha Júnior (PSB) seja o nome indicado

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) deve mesmo indicar o vice na chapa de Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Apesar de nenhuma das partes confirmarem a informação, há indicativos de que a parceria entre os partidos na majoritária está acertada, o que deixaria o PT em uma situação complicada na chapa.
A tese de que o PSB terá o vice ganhou forças após o presidente da comissão provisória municipal do partido divulgar edital de convocação para convenção partidária. O evento acontece no dia 5 de agosto (último dia do prazo de convenções), na Câmara Municipal de São Luís.
“A gente foi surpreendido com a marcação da convenção para o dia 5, lá na Rua da Estrela”, disse um filiado ao PSB, que completou: “A convenção vai ser pra discutir tudo, menos candidatura própria”.
Com a convocação para a convenção, a comissão provisória municipal em São Luís torna sem efeitos a ação judicial movida por integrantes do partido simpáticos à candidatura própria, com o nome do deputado estadual Bira do Pindaré. Na pauta (ordem do dia), constam discussões sobre “propostas de celebração de coligações partidárias com outros partidos políticos, para os cargos majoritários e proporcionais nas eleições municipais de 2 de outubro de 2016” e “a escolha e homologação dos nomes dos seus candidatos às eleições majoritárias e proporcionais”, entre outros.
A segunda pauta destacada na reportagem pode ter duas leituras: a primeira, de que o partido pode ainda lançar candidato próprio. Porém, não é o que deve acontecer. Quando cita escolha de candidato às eleições majoritárias, está incluída aí a opção de nome de vice, justamente a vaga em aberto na chapa de Edivaldo Holanda Júnior.
Vices em discussão
Edivaldo Holanda Júnior tem indicações para vice de sobra, pois interessados no posto não faltam. PT e PSB são os mais notáveis. Mas o peso da articulação política do senador Roberto Rocha parece pesar neste momento das análises.
O PPS de Eliziane Gama também tem uma vaga de vice definida, dada ao PSDB. Falta descobrir o nome. Três estão colocados na mesa de discussão dos tucanos: o suplente de senador Pinto Itamaraty e os vereadores José Joaquim e Eidimar Gomes. A definição está dependendo da volta do presidente estadual da legenda, o vice-governador Carlos Brandão, que está em viagem oficial à China – o regresso deve acontecer na quinta-feira (28).
Já os pré-candidatos Wellington do Curso (PP), Eduardo Braide (PMN) e Fábio Câmara (PMDB) encontram dificuldades em fechar apoios políticos. Todos afirmam que estão encaminhando as articulações, mas escondem o jogo quanto a essas conversas, principalmente no que diz respeito às indicações de vice na chapa. Há a possibilidade, inclusive, da junção de alguns desses nomes.
Dos três, quem mais estaria perto de um apoio (não necessariamente uma indicação a vice) é Wellington. O mais provável hoje é que o PHS – que recentemente desistiu de candidatura própria – vá para a base do deputado, devido às boas ligações dele com alguns membros do partido.
Candidatos e vices
Edivaldo Holanda Júnior (PDT)
Vice: PT ou PSB (mais provável)
Eliziane Gama (PPS)
Vice: PSDB
Wellington do Curso (PP)
Vice: indefinido
Eduardo Braide (PMN)
Vice: indefinido
Fábio Câmara (PMDB)
Vice: indefinido
Rose Sales (PMB)
Vice: indefinido
Zeluis Lago
O candidato do PPL foi o primeiro a anunciar que tinha candidato à vice. O nome anunciado foi o da jornalista Sirlan Sousa. Porém, ela estaria propensa a desistir na indicação.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias