CASO MARIANA COSTA

Julgamento de Lucas Porto começa hoje no Fórum do Calhau

Antes do horário previsto para o início do Júri Popular, familiares e amigos de Mariana Costa ocupavam a entrada do Fórum Desembargador Sarney Costa.

Familiares e amigos de Mariana Costa se reuniram em frente ao Fórum Desembargador Sarney Costa para pedir justiça. (Foto: Paulo Pontes/ O Imparcial)

Será iniciado na manhã desta quarta-feira (30), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o julgamento do empresário Lucas Leite Ribeiro Porto. Ele é suspeito de ter violentado sexualmente e assassinado a ex-cunhada Mariana Menezes de Araújo Costa no dia 13 de novembro de 2016, em São Luís.

Com cartazes e camisas pedindo justiça, familiares e amigos de Mariana Costa ocuparam a entrada do Fórum antes do horário previsto para o início do Júri Popular. 

Acompanhe a nossa cobertura em tempo real no Twitter:

Veja também: 

Empresário Lucas Porto, suspeito de assassinar Mariana Costa, é julgado nesta segunda-feira

Veja a cronologia dos fatos e o que se sabe até aqui sobre o caso Mariana Costa

O julgamento será presidido pelo juiz titular da 4ª Vara do Tribunal do Júri, José Ribamar Goulart Heluy Júnior. A acusação ficará com os promotores de Justiça Marco Aurélio Ramos Fonseca e André Charles Alcântara, assistido por uma equipe de nove assistentes de acusação. Na defesa do réu, atuarão sete advogados. Serão ouvidas 10 testemunhas de acusação e 10 de defesa.

Testemunhas:

As testemunhas foram arroladas no 1° dia do júri.

Após as chamadas, foram arroladas seis testemunhas pelo Ministério Público, oito pela defesa, 3 testemunhas arroladas tanto pela defesa quanto pelo MP e seis assistentes técnicos.

Pedido de suspensão do juiz:

O 1° dia do júri ocorre nesta quarta-feira (30).

O juiz José Ribamar Goulart Heluy Júnior iria começar o sorteio dos jurados, mas foi impedido por um dos advogados de Lucas Porto, que pediu a suspensão do juiz, alegando que o magistrado demonstrou interesse ambíguo pela família da vítima, devido a repercussão do caso.

Pedido negado

Após analisar o pedido feito pelo advogado Aldenor Rebouças, o magistrado negou a suspensão, pois ele tem não procuração para atuar neste juri. Ele ainda reafirmou que não tem carinho, nem apreço a ninguém da família de Mariana Costa.

Irmã de Mariana Costa:

Carol Costa, irmã de Mariana Costa.

“Que ele venha a ser condenado, já são 4 anos e 7 meses que a minha família espera por esse dia”

Afirmou Carol Costa, irmã de Mariana Costa, em entrevista à imprensa.

Irmão de Lucas Porto:

Mateus Porto, irmão do réu Lucas Porto.

“Meu irmão está há 4 anos e 7 meses preso, acusado, por um crime que ele não cometeu”.

Afirmou Mateus Porto durante entrevista à imprensa.

Possível adiamento:

Juiz do Caso Mariana, José Ribamar Goulart Heluy Júnior; a diretora do Fórum de São Luís, Andréa Furtado Perlmutter Lago; e o promotor de justiça, Marco Aurélio Ramos Fonseca. (Foto: Julinara Lopes/ O Imparcial)

Durante coletiva de imprensa realizada antes do julgamento, o juiz do caso, José Ribamar Goulart Heluy Júnior, afirmou que a defesa do réu, até o momento, não fez nenhum pedido de adiamento, mas não descarta a possibilidade de que venha ocorrer. Ele ainda completou que o júri não será encerrado hoje e poderá durar por dias.

Os pedidos de condenação do empresário Lucas Porto feitos pelo Ministério Publico são de 12 a 30 anos de pena por homicídio qualificado, por feminicídio e 6 a 12 anos pelo crime de estupro.

O julgamento, que estava previsto para acontecer no dia 24 de fevereiro deste ano, foi adiado  para 24 de maio e depois novamente adiado para o dia 30 após o advogado de defesa, Ricardo Ponzetto, abandonar a causa. A previsão é que o julgamento ocorra por mais de um dia devido a quantidade de testemunhas.

O crime:

De acordo com laudos da perícia apresentados à Justiça, Lucas Porto estuprou e matou a ex-cunhada Mariana Costa por asfixia ocasionada por sufocação. O crime teria sido motivado por uma paixão do suspeito pela vítima.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias