Política · Eleições

Dirigente do PT retira pré-candidatura à Câmara Federal e declara apoio a Orleans Brandão

Em carta aberta, o petista justifica recuo devido a divergências sobre o lançamento de candidatura própria pelo partido e defende foco na reeleição do presidente Lula

Dirigente do PT retira pré-candidatura à Câmara Federal e declara apoio a Orleans Brandão

O cenário político maranhense registrou um novo desdobramento nesta sexta-feira (3). Em uma carta aberta direcionada à população, Washington Luiz Oliveira, do Partido dos Trabalhadores (PT), anunciou oficialmente a retirada de sua pré-candidatura a deputado federal. No mesmo documento, o petista formalizou seu apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) na disputa pelo Governo do Estado do Maranhão.

Segundo o dirigente, a decisão foi motivada por mudanças recentes no panorama político local e por discordâncias quanto aos rumos estratégicos adotados pela sigla no estado. Ele pontuou que o recente anúncio de uma candidatura própria do PT ao Palácio dos Leões ocorreu sem o devido diálogo com as correntes internas que estruturavam uma ampla frente política, alterando as condições que viabilizavam o seu projeto eleitoral individual.

O articulador político avalia que o pleito estadual caminha para uma polarização entre as pré-candidaturas de Orleans Brandão e do atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD). Diante disso, ele defende que a prioridade partidária deve se concentrar na articulação nacional para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, evitando o isolamento da legenda e unificando as forças de centro-esquerda e progressistas.

Além de focar na campanha presidencial de Lula, o dirigente informou que atuará em favor das pré-candidaturas ao Senado Federal de Eliziane Gama e Weverton Rocha. No âmbito legislativo proporcional, ele ratificou o compromisso com o fortalecimento das chapas do PT, indicando apoio a Cricielle para deputada estadual e sugerindo o nome do ex-presidente da sigla, Francimar, para ocupar a vaga de pré-candidato a deputado federal.

Confira a manifestação na íntegra:

CARTA ABERTA AO POVO DO MARANHÃO

Com muita responsabilidade, comunico a decisão de retirar minha pré-candidatura a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores no Maranhão. Essa pré-candidatura nasceu do diálogo, da responsabilidade e do espírito coletivo. Foi construída dentro de uma ampla frente política formada por diferentes lideranças comprometidas com o fortalecimento de um projeto democrático, popular e voltado aos interesses do povo maranhense.

O PT do Maranhão compunha uma ampla aliança que, durante muitos anos, reuniu diferentes forças políticas em torno de objetivos comuns para o nosso estado e para o Brasil. Ao longo desse percurso, essa composição política sofreu mudanças. O grupo que caminhava unido acabou se desfazendo, embora o Partido dos Trabalhadores tenha permanecido na aliança com o atual governo do Maranhão, por compreender que, naquele momento, havia um compromisso maior com a estabilidade do campo democrático e com a defesa da continuação de um projeto nacional de desenvolvimento econômico e social, liderado pelo Presidente Lula.

Recentemente, de forma inesperada e sem o devido diálogo com as forças políticas que constroem o PT no estado, foi anunciada uma candidatura própria que rompe com essa construção ampla e acaba por isolar o PT de parte importante de sua base de diálogo.

O panorama político do Maranhão desenha uma polarização nas eleições estaduais entre as candidaturas de Orleans Brandão (MDB) e Eduardo Braide (PSD). Da mesma forma há uma polarização nacional que, embora alguns neguem, deverá guiar as opções políticas sobre qual projeto de país os candidatos que lideram a disputa vão optar e encampar. Diante desse novo cenário a que o PT está submetido, entendo que não seria coerente seguir adiante com minha pré-candidatura. Faço essa escolha com serenidade e absoluto compromisso os valores democráticos que sempre orientaram minha trajetória.

Neste momento, nossa prioridade deve ser fortalecer o projeto de reeleição do presidente Lula, ampliar as bancadas comprometidas com esse projeto no Congresso Nacional e contribuir para a eleição de representantes que defendam os interesses da população brasileira. A extrema direita continua representando uma ameaça às conquistas democráticas, aos direitos sociais e às instituições do nosso país. Por isso, é fundamental manter unidas todas as forças democráticas e progressistas na defesa do Brasil e do nosso povo.

Nesse sentido, a partir de agora, passo a dedicar meus esforços, prioritariamente, à reeleição do presidente Lula, ao fortalecimento das pré-candidaturas ao Senado de Eliziane Gama e Weverton Rocha, bem como das pré-candidaturas do Partido dos Trabalhadores à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa do Maranhão, com especial enfoque à eleição da companheira Cricielle a deputada estadual e sugerindo a pré-candidatura do meu amigo e companheiro Francimar a deputado federal.

Francimar foi presidente do PT, reeleito em 2025, demonstra grande capacidade organizativa e política e claro, muita responsabilidade com o PT e com o Programa que defendemos.

Priorizando a preservação da unidade, a viabilidade desse projeto coletivo e a priorização da reeleição do presidente Lula acima de qualquer outro interesse, declaro também meu apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Maranhão.

Saudações petistas.

São Luís – MA, 03 de julho de 2026