Economia · Economia

Trump chama decisão da Suprema Corte sobre tarifas de “vergonha”

Presidente afirma que medida prejudica a economia dos EUA e promete reagir por vias legais

(Foto: Creative Commons)
(Foto: Creative Commons)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu nesta sexta-feira (20/2) à decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que impediu a implementação de tarifas comerciais contra outros países. Durante entrevista coletiva na Casa Branca, o republicano classificou o entendimento do tribunal como uma “vergonha”.

“A decisão é profundamente frustrante. E eu estou com vergonha de certos membros da Corte por não terem a coragem de fazer o certo pelo nosso país”, declarou.

Segundo Trump, o bloqueio judicial compromete a autonomia do Poder Executivo para adotar medidas de proteção à economia norte-americana e reduz a capacidade de reação dos Estados Unidos no cenário internacional.

Ele argumentou que as tarifas faziam parte de uma estratégia mais ampla voltada ao fortalecimento da indústria nacional, à geração de empregos e à diminuição da dependência de mercados estrangeiros.

“O que estamos tentando fazer é proteger trabalhadores americanos, empresas americanas e a economia do nosso país. Essa decisão atrapalha diretamente esse objetivo”, afirmou.

A decisão da Suprema Corte representa um revés jurídico para o governo, que buscava ampliar o poder presidencial na imposição de tarifas sem a necessidade de autorização do Congresso. O entendimento reforça os limites constitucionais da atuação do Executivo em temas econômicos e comerciais, especialmente quando envolvem impactos nas relações internacionais.

Apesar da derrota no Judiciário, Trump sinalizou que pretende continuar defendendo sua política comercial por outros meios legais. “Não vamos desistir de defender o nosso país”, disse.

*Fonte: Correio Braziliense