PRESENTES

Dia das Mães deve movimentar R$ 135 milhões em São Luís, aponta Fecomércio

Apesar de cautela e incerteza observadas em relação a compras, ainda há potencial considerável para o comércio na data comemorativa.

Rua Grande (Foto: Reprodução)

A mais recente pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães 2024, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), indica que 56,9% dos ludovicenses pretendem ir às compras a fim de presentearem
suas mães na data comemorativa.

Já 19% dos entrevistados demonstraram indecisão sobre a intenção de comprar presente, o que representa uma oportunidade potencial de aumento de consumo nesse período.


“As pesquisas em datas comemorativas são fundamentais para que os comerciantes
organizem seus estoques. Lançamos a pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia
das Mães 2024 na expectativa de que os empresários possam se preparar para atender
a esta demanda, que é a segunda data comemorativa mais importante para o
comércio”, destaca o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó.

Embora haja uma intenção de consumo mais contida, os valores médios indicam um
investimento significativo na compra de presentes, com um valor médio estimado de
R$ 273 por presente e um gasto médio total de R$ 363 por consumidor.

O estudo – que indica os produtos preferidos pelos consumidores, locais de compra,
formas de pagamento, entre outros indicativos – demonstra que esse ano, o Dia das
Mães deve movimentar R$ 134.857.043 no comércio da capital. Isso sugere que, apesar
da cautela e da incerteza observadas, ainda existe um potencial considerável para o comércio nesta data comemorativa.

Entre os produtos que estão na preferência do consumidor, os que mais se destacaram são:

  • Vestuário e acessórios (29,4%)
  • Perfumaria e cosméticos (28,3%)
  • Sapatos, carteira, cintos e bolsas (19,1%)

Esses itens repetem as intenções da pesquisa apresentada em 2023, porém com índices maiores. Na categoria de bens duráveis, eletrodomésticos como fogões ocuparam lugar proeminente com 4,2% das intenções, e dispositivos eletrônicos, como computadores e
notebooks, também se destacaram, com cerca de 3,9% das intenções.

Os eletroportáteis – incluindo liquidificadores e cafeteiras – demonstraram uma preferência entre os consumidores com 3,7% das intenções.

Metodologia

A pesquisa de intenção de consumo para o Dia das Mães de 2024 foi realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) no período de 17 a 20 de abril de 2024 por meio da aplicação de 700 questionários de maneira presencial nos principais pontos de fluxos comerciais na capital maranhense.


A margem de erro da amostra é de 3,2% para mais e para menos e o nível de confiança
é de 95%.

*Informações da Fecomércio MA

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