Aprendizado

5 dicas para melhorar a gramática em um idioma estrangeiro

Atualmente há muito mais recursos para os estudantes.

Imagem de Karolina Grabowska por Pexels

Estudar um novo idioma nunca é uma tarefa fácil. Por mais que a pessoa precise e queira falar outra língua é necessário ter paciência para conhecer todos os detalhes, especialmente as regras gramaticais. Basta lembrar do quanto demorou para aprender os códigos do idioma nativo, nesse caso, o português.

A boa notícia é que atualmente os estudantes têm mais recursos para aprender algo, seja inglês, espanhol, francês ou qualquer outro idioma. Confira a seguir algumas ferramentas e truques que podem facilitar esse tipo de estudo!

Fazer textos sobre vários assuntos

De nada adianta estudar os conceitos se não os aplicar na prática. Por esse motivo, uma forma interessante de assimilar as regras é usando-as em textos. Para quem estiver sem ideia de como começar, vale a pena pegar conteúdos da internet no idioma nativo e traduzir em cima deles. Por exemplo: se o texto estiver em PDF é só converter PDF em Word, e abaixo de cada parágrafo escrever como acredita que seja o correto.

No momento em que o estudante estiver traduzindo, é importante que use apenas o dicionário para consultar termos específicos, e as próprias anotações gramaticais, como os tipos de verbos no passado. Dessa forma, ele conseguirá aprender muito mais do que se usar uma ferramenta pronta, como o Translate do Google.

Usar a inteligência artificial

Outra maneira de aprender gramática fora dos livros é por meio da inteligência artificial. Os estudantes podem conversar com os robôs, como o ChatGPT, e tirar as dúvidas principais. Por exemplo: quando se usa passado composto e passado simples em espanhol? Sem contar que esse recurso simula uma conversa, então, é possível treinar diferentes vocabulários com ela.

Há ainda ferramentas que têm a inteligência artificial como base. Esse é o caso de aplicativos que são capazes de reconhecer a voz humana e identificar o que estão falando. Dessa forma, é possível conversar por voz e saber se está falando certo ou não, afinal, o aprendizado em um idioma vai muito além de escrever.

Criar uma rotina de estudos

Estudar um pouco todos os dias é muito importante para aprender um idioma, mas também é necessário ter certa organização. O ideal é mapear todos os conceitos gramaticais que precisam de treino, estabelecer uma priorização e dividi-los ao longo dos dias. Em um dia, por exemplo, o estudante pode focar em alguns verbos, no outro estudar mais os marcadores temporais e assim por diante.

Conforme for encontrando dificuldades pelo caminho, algumas estratégias podem ser traçadas, incluindo, usar a inteligência artificial para obter mais informações sobre o assunto. Para que as dúvidas não travem o cronograma, vale a pena intercalar os dias de conteúdo com dias de revisão, exercícios e/ou aprofundamento de algum tópico específico.

Começar a ler no idioma estudado

Muitos estudantes fogem dos livros, mas não tem jeito. Para aprender gramática de verdade é necessário ter acesso às informações escritas naquele idioma. No começo, pode até não ser tão simples e rápido quanto ler em português. Mas quanto mais praticar mais fácil será.

Um ponto importante é que os livros escolhidos não precisam ser grandes obras da literatura ou o último lançamento da livraria. Há editoras específicas para estudantes de idiomas que possuem várias obras para cada nível de conhecimento. Então, um iniciante não precisa se frustrar lendo algo muito complexo. Ele pode começar por uma obra mais simples ou uma adaptação para estudantes de nível básico, por exemplo.

Ouvir vídeos e podcasts

Ouvir notícias, histórias e entrevistas no idioma estrangeiro é outra forma de aprender mais sobre as regras gramaticais. Isso porque o estudante estará assimilando o que aprende à linguagem falada, que é o que será mais usada no dia a dia.

Uma fonte interessante de conteúdos audiovisuais para diversos idiomas é a plataforma TEDTalks. Lá é possível encontrar várias personalidades palestrando sobre suas próprias vidas e jornadas. Além do mais, há muitos podcasts no Spotify específicos para os estudantes, como o Hoy Hablamos para quem está aprendendo espanhol e o The English We Speak para o inglês.

Ainda que não seja fácil aprender um idioma, hoje essa tarefa está mais difícil do que há uns anos. Antes, os estudantes tinham os professores, os livros e às vezes um CD. Agora, eles têm todos estes recursos, além de muitos recursos audiovisuais, facilidade de escrever textos, possibilidade de conversar com um robô ou, até mesmo, estrangeiros pela internet e muito mais. Vale a pena aproveitar todos os recursos para impulsionar o aprendizado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias