4° edição

Festival Feminino 2024 traz edição especial de música instrumental

O evento será realizado em São Luís de 9 a 11 de maio.

FUNMILAYÔ AFROBEAT. (Foto- Divulgação)

O Feminino Instrumental, a 4ª edição do Festival Feminino, foca no protagonismo das mulheres na música instrumental. Em formato de edição especial, será realizado em São Luís de 9 a 11 de maio, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via lei federal de incentivo à cultura.

A programação é gratuita, e oferece ao público shows com grandes instrumentistas do cenário nacional, grupos locais e DJs. Além da música, traz intervenções poéticas, performances, artes visuais com VJs e sessões de cinema, com mostras de filmes com protagonismo feminino e que dialogam com os temas do festival.

Em São Luís, a música instrumental no Festival Feminino 2024 vem bem representada pelos shows da Funmilayo Afrobeat Orquestra e de Lívia Mattos. A cidade terá ainda shows com artistas locais, são elas: Thaynara Oliveira e FemmeFusion.

O feminino na música instrumental. Todos os avanços conquistados para as mulheres são motivos de celebração, entretanto, ainda há um longo caminho adiante. Desde 2018, o Festival Feminino se propõe a ser mais uma plataforma de avanço nas pautas de igualdade de gênero e respeito à diversidade, buscando criar outras representatividades em cenários ainda predominados por homens, como é o da música instrumental.

”Foi olhando para este cenário especificamente que o Festival trouxe esta edição especial, que busca apresentar um recorte de mulheres que têm mudado essa realidade ao lançar carreiras e projetos maravilhosos dentro da música instrumental. Criando assim referências para novas gerações”, compartilham Débora Ribeiro e Dani Godoy, idealizadoras e organizadoras do festival, sócias na Ninas Agência Cultural.

Trocas são sempre pertinentes na pauta do Festival Feminino. Desta forma, a edição ainda promove atividades onde o público pode também contribuir, participando, como é o caso das rodas de conversa sobre assuntos variados, já habituais no festival. Acontecem também as feiras criativas, um espaço para evidenciar e fomentar a produção de trabalhos femininos.

As feiras criativas acontecem nas cidades de Belém, Feira Feminina Amazônia, e em São Paulo, onde será realizada em parceria com a Feira das Deusas. A gastronomia é uma das novidades deste ano, que entra na programação com o objetivo de promover talentos e iniciativas do feminino que atuam neste segmento, em cada uma das cidades onde o evento acontece.

O Feminino 2024 divulgará um guia com estabelecimentos gastronômicos liderados por mulheres, para que o público do Festival circule por estes locais e os divulgue, fortalecendo esta rede.

Programação Festival Feminino 2024, edição instrumental:

São Luís (MA)

De 9 a 11 de maio, no Teatro Arthur Azevedo e Cinema Sesc Deodoro. A programação em São Luís abre com cinema, na quinta e sexta (9 e 10), com curtas-metragens infantojuvenil e mostra de cineastas do Maranhão, com temáticas ligadas ao festival e roda de conversa.

Os shows e demais atrações acontecem na sexta e sábado (10 e 11), as apresentações musicais nacionais têm abertura de artistas locais, tudo com projeções da VJ Ana Waleria. Sexta (10), tem show da Lívia Mattos e abertura da Thaynara Oliveira.

A DJ do dia será Vanessa Serra e a performance poética com Áurea Maranhão. Sábado (11), a programação traz a Funmilayo Afrobeat Orquestra e show de abertura da FemmeFusion. A discotecagem será por conta da DJ Gabriella Leão e a performance poética da Debs Poeta.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias