destaque nacional

Sommelier ensina a harmonizar vinho e Arroz de Cuxá

Especialista em vinhos da Banca do Ramon explica como combinar o sabor ácido e salgado do Arroz de Cuxá com rótulos que deixam a experiência gastronômica mais rica.

Arroz de Cuxá, da cultura maranhense. (Foto: Vanessa Gonçalves (Flickr))

O Arroz de Cuxá é um prato conhecido por seu sabor ácido e salgado. Receita clássica da cultura maranhense, costuma ser servida em ocasiões especiais, incluindo festas juninas.

Apesar de muitas vezes ser acompanhado de caipirinha ou cerveja, o arroz de cuxá também fica saboroso quando combinado com vinhos.

O sommelier Jamil Abdala, da Banca do Ramon – empório tradicional no Mercadão de São Paulo – ensina como harmonizar vinho e arroz de cuxá para criar uma rica experiência gastronômica.

Com nomes de peso como Mackenzie, SENAC e WSET no currículo, o profissional acumula 12 anos de experiência com vinhos e compartilha informações detalhadas sobre os rótulos, o que ajuda os clientes a não só degustarem, como entenderem o que estão bebendo.

Para Abdala, a harmonização entre vinho e comida vai além de uma simples refeição. Trata-se de uma rica experiência gastronômica que oferece uma sinergia de sabores, resultando em uma refeição mais completa e equilibrada.

“É uma prática que combina conhecimento, criatividade e apreciação dos sabores, tornando as refeições mais memoráveis e agradáveis”, explica o sommelier.

Arroz de Cuxá: prato típico do Maranhão que pode ser harmonizado com vinho.

Arroz de Cuxá. (Foto: Internet)

A importância do Arroz de Cuxá na cultura do Maranhão está relacionada à biodiversidade regional.

Nessa receita, se encontram ingredientes locais e tradicionais, como a vinagreira. É um vegetal típico da flora maranhense que confere um sabor ácido e azedo para as receitas.

Além de saborosa, a vinagreira é conhecida por suas propriedades medicinais.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Maranhão constatou que a taxa de ferro da vinagreira chega a 8,7%, um percentual bem mais elevado que a média dos vegetais.

O camarão seco é um ingrediente opcional, mas que aparece na receita tradicional de Arroz de Cuxá para dar mais textura ao prato.

Usar o camarão-branco pescado no litoral do Maranhão, que pode chegar a 15 centímetros, é mais uma forma de aproveitar as riquezas gastronômicas da região.

Um dos maiores desafios na hora de harmonizar vinhos com Arroz de Cuxá é a presença do ácido cítrico, componente em abundância na vinagreira. Porém, o segredo está em equilibrar a acidez desse prato com um vinho que possua essa mesma característica.

Quais vinhos harmonizam com o Arroz de Cuxá

O sommelier Jamil Abdala explica que os vinhos brancos mais ácidos são os mais indicados.

“Como o Arroz de Cuxá já é um prato bem ácido, é importante combiná-lo com vinhos que também tenham essa característica. Esse cuidado traz mais harmonia e equilíbrio ao preparo, favorecendo uma experiência gastronômica mais prazerosa” analisa.

O sommelier Jamil Abdala explica que os vinhos brancos mais ácidos são os mais indicados. (Foto: Graciele Mororo)

Os vinhos brancos secos com acidez refrescante são os mais recomendados.

“O Sauvignon Blanc é uma opção que não tem erro e ajuda a realçar o sabor do alimento”, diz Abdala.

Os vinhos rosés também são boas escolhas, pois sua acidez é semelhante à da vinagreira presente no Arroz de Cuxá. Abdala indica o Pinot Noir para harmonizar com esse prato.

Dicas de harmonização de vinhos com pratos regionais

Para uma harmonização bem sucedida entre vinhos e pratos regionais, é importante levar em conta a temperatura de serviço.

Os vinhos brancos secos costumam ser servidos entre 10°C e 12°C. Já os vinhos rosé são servidos entre 8°C e 12°C.

A escolha da taça também é importante na hora de harmonizar vinhos e comidas regionais.

“O tipo de taça influencia no aroma e na temperatura, promovendo um aproveitamento mais eficiente do rótulo”, explica Abdala.

A taça de vinho branco é mais baixa e tem um bojo menor. Isso é bom porque evita o aumento da temperatura – lembre-se que este tipo de vinho é servido gelado.

Já as taças para vinhos rosés também são mais baixas, mas têm o bojo grande por causa da mistura de taninos mais presente.

A campanha “O que o Brasil tem de Mais Delicioso“, da Banca do Ramon, é uma grande homenagem à cozinha regional brasileira.

Em um mapa interativo do país, é possível escolher entre as 5 regiões do país e clicar em todos os estados.

O mapa vai te levar até o prato típico de cada um deles, indicando seu modo de preparo e como escolher o vinho ideal para combinar.

É uma iniciativa que ajuda a propagar a rica culinária brasileira e ainda mostra que a comida regional pode sim ser acompanhada de um bom vinho.

Sobre a Banca do Ramon

A Banca do Ramon é uma das mais tradicionais e procuradas do Mercado Municipal Paulistano, o mais conceituado do Brasil.

Inaugurada em 1933, a banca oferece mais de 6 mil itens de variados tipos, como queijos, azeite, bacalhau, laticínios e mais uma grande quantidade de produtos de alta qualidade, nacionais e importados.

A Banca do Ramon também conta com um grande catálogo de vinhos, dos brancos aos tintos, com as mais diferentes propriedades.

Além da venda em atacado e varejo, a Banca do Ramon também entrega em todo o Brasil.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias