PIONEIRISMO

São Luís deverá ser a primeira a compor rede nacional de laboratórios de saúde pública

Prefeito Eduardo Braide se reuniu com Ministério da Saúde na sede da Prefeitura

(foto: reprodução)

O prefeito Eduardo Braide e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) se reuniram, nesta quinta-feira (5), com representantes do Ministério da Saúde e membros do Conselho Nacional de Secretários e Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O encontro, realizado no gabinete da Prefeitura, teve como foco o início do processo de integração dos laboratórios municipais ao Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. Antes da reunião com o prefeito, a comitiva conheceu as instalações do novo Laboratório Central de São Luís (LACEM), localizado no Centro e que deve ser inaugurado ainda este ano. 

São Luís deverá ser a primeira capital escolhida pelo Ministério da Saúde para iniciar a expansão da rede nacional de laboratórios de saúde pública. Isto ocorre devido à proximidade da inauguração do novo Laboratório Central  São Luís.  

“É uma alegria receber hoje em nossa cidade representantes do Ministério da Saúde e do Conasems para discutir a integração do nosso laboratório municipal ao Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. Essa integração é um passo importante para a melhoria dos nossos serviços de saúde. Além disso, mostramos as instalações do novo Laboratório Central, que, em breve, estará funcionando plenamente. Saber que São Luís está sendo reconhecida como um modelo na área de laboratórios de saúde pública nos enche de alegria”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Para o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, que, ao lado do diretor do Laboratório Municipal de São Luís (LACEM), Luís Fernando Ramos, participou da reunião com os representantes do Ministério da Saúde e do Conasems, “esta visita serviu para apresentar um pouco do que tem sido sonhado, projetado e executado pela gestão do prefeito Eduardo Braide, a fim de oferecer à nossa população uma saúde mais digna”, frisou o titular da Semus.

O assessor técnico do Conasems, Alessandro Chagas, explicou que essa é a primeira vez que o Ministério da Saúde está discutindo laboratórios de saúde pública diretamente com uma prefeitura municipal.

“Pela primeira vez, o Ministério da Saúde está envolvido em discussões sobre laboratórios de saúde pública diretamente com uma prefeitura municipal. Isso é notável, porque os laboratórios municipais nunca foram devidamente integrados à perspectiva da saúde pública no Brasil para fins de vigilância. Estamos, portanto, inaugurando um marco histórico ao expandir a rede nacional de laboratórios de saúde pública para os municípios brasileiros, começando pelas capitais. São Luís é a primeira capital escolhida devido à inauguração iminente de um grande laboratório, representando um passo histórico para a saúde pública e a vigilância no país”, destacou o assessor técnico do Conasems, Alessandro Chagas.

O secretário da Semus, Joel Nunes, ressaltou ainda que a entrega do novo laboratório é muito significativa, porque atende uma parcela substancial do estado e que o novo laboratório é completo e equipado com todas as funcionalidades essenciais.  

“São Luís entende sua responsabilidade em atender mais da metade do estado e, por isso, não podemos nos contentar com um laboratório pequeno, e sim com um verdadeiro laboratório de saúde pública com todas as suas prerrogativas”, atestou.

A coordenadora geral de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde, Marília Santini, expressou sua satisfação em participar da reunião com o prefeito Eduardo Braide e elogiou as instalações do novo laboratório que será inaugurado em breve.

“Estou extremamente satisfeita por ter conhecido o projeto do laboratório de saúde pública de São Luís, que está muito bem planejado, praticamente concluído e que será um serviço de grande importância tanto para a população de São Luís, quanto para as cidades que utilizarão seus serviços. Fiquei muito contente com a receptividade do prefeito, que já está apoiando e demonstra um profundo entendimento desta iniciativa”.

Na reunião, também foram abordados outros tópicos importantes e a conversa continuará para garantir que todos os objetivos e demandas necessárias sejam alcançadas. Um desses tópicos incluiu a discussão sobre financiamento direto, conforme explicado por Luís Fernando Ramos, diretor do LACEM.

“O Município de São Luís, de maneira pioneira, traz para discussão uma nova forma de pensar a saúde pública com a possibilidade de um financiamento direto para o nosso Município e para o nosso laboratório. Esse é um marco para a gestão municipal e essa discussão será ampliada para a comissão intergestora tripartite, mas daqui sai o pontapé para o Brasil inteiro”, explicou Luiz Fernando.

Também estavam presentes no encontro, Rosa Maria da Silva, da Coordenação Geral de Laboratório de Saúde Pública (CGLAB/MS); e Glinoel Garreto, superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias