ELEIÇÕES 2024

Fábio Câmara articula pré-candidatura a prefeito

Em entrevista exclusiva a O Imparcial, o ex-vereador Fábio Câmara fala sobre a intenção de voltar a cena politica e ser o primeiro prefeito negro da capital maranhense

Fábio Câmara pretende ser candidatura na majoritária em 2024 - (foto: reprodução)

Afastado de cargos políticos desde quando concorreu à Prefeitura de São Luís em 2016, Fábio Câmara, que já foi vereador da capital por dois mandatos, ensaia o retorno. Ele poderia buscar o caminho mais fácil, retomando uma vaga na Casa Legislativa – isso podemos dizer que seria quase certo dele conseguir. No entanto, Câmara pretende ir a Câmara apenas para ser empossado, pois ele quer tentar, mais uma vez, o Poder Executivo. Em entrevista exclusiva a O Imparcial, Fábio Câmara falou sobre o desejo político de ser prefeito, as bandeiras que defende, os apoios que tem e os que ainda busca.

Em 2024, teremos um pleito do tipo que o senhor conhece muito bem: eleições municipais. Podemos afirmar que nesta próxima eleição teremos Fábio Câmara como candidato?

FC – Eu aprendi que, nesta vida, o único dia que nós temos é O HOJE e o único tempo é o PRESENTE. Então, 2024 a Deus pertence, pois Ele é nosso Senhor e é Senhor do tempo. Porém, no que compete ao homem, ao cidadão e ao agente político Fábio Câmara, eu serei candidato a prefeito de São Luís do Maranhão.

Sua saída do MDB foi para ter mais espaço e protagonismo dentro do cenário político maranhense.  O PDT abriu as portas para isso. O partido vai abraçar uma possível candidatura para a Prefeitura de São Luís?

FC – Nós temos a firme convicção de que sim! Como pré-pré-candidato, o momento de agora está sendo dedicado a fazermos o dever de casa, que consiste em receber a bênção dos nossos companheiros de partido. Por mais de três décadas de disputas majoritárias em São Luís, o PDT ou elegeu ou foi determinante para a eleição de todos os prefeitos que figuram na galeria do Palácio La Ravardiere. Retomar esse protagonismo é fundamental não apenas como resgate dessa nossa história pretérita como servirá de fortalecimento do 12 para o processo de 2026.

Um candidato declarado negro para São Luís

São Luís nunca teve um prefeito declarado e reconhecido como negro. Por algumas vezes, duas pessoas que possuem esta característica, chegaram a assumir o executivo municipal (Domingos Dutra e Esmênia Miranda), mas na ausência do titular (Jackson Lago e Eduardo Braide, respectivamente). Um negro no poder continua sendo uma das suas bandeiras?

Na galeria dos negros ilustres que ocuparam a cadeira de prefeito da capital do nosso Estado, eu faço questão de mencionar, dentre os negros, Lia Varela, mulher negra valorosa, mas que também não foi eleita pelo voto direto. Eu não vou ser prefeito pelo fato de ser negro. Eu sou um negro que quer, também, contribuir com suas irmãs e irmãos, pretas e pretos, no processo de auto-identificação positiva, mostrando aos que têm a nossa pele, a nossa etnia e a nossa história de que: “- SIM, NÓS PODEMOS!” A narrativa falaciosa de que nós somos invisíveis, periféricos e minoria, não é fato! É FAKE!

Que tipo de articulações já tem procurado fazer pensando numa possível candidatura? Tens conversado com lideranças de outros partidos?

Nossa primeira iniciativa foi a de conversar com o senador Weverton Rocha, de quem obtivemos sinal verde para nos viabilizarmos, conversando com as lideranças locais do PDT. Conversamos com o presidente municipal do PDT em São Luís, vereador Raimundo Penha, de quem obtivemos uma fala em sintonia com a do nosso senador e presidente estadual. Ato contínuo, estamos cumprindo uma agenda com as lideranças dos movimentos com bandeiras na agremiação, valendo citar os movimentos das mulheres, o movimento negro, o movimento ambiental pró-sustentabilidade e estamos cumprindo uma agenda forte com os núcleos comunitários espalhados por toda a São Luís. Quanto a conversar com outros partidos, antes eu preciso estar de posse da procuração outorgada pelo meu PDT.

Muito se diz que quem tem voto é vereador. Como tem sido os contatos com os atuais ocupantes da Câmara Municipal de São Luís?

A minha passagem pelo legislativo municipal como vereador, graças a Deus, foi excelente quanto à questão de amizades. Voltar àquela casa na condição de suplente, só reafirmou para mim que os laços atados foram promovidos a elos de uma corrente com a qual sei que posso contar para futuras amarras firmes e seguras. Eu também acredito que o vereador e a vereadora, na hierarquia dos mandatos eletivos, é aquela e aquele agente público que está mais próximo dos sorrisos e também das dores do povo, desde o nascimento com o UBER para a maternidade até ao caixão para aquela derradeira viagem. E como mais importante do que O CÂMARA é A CÂMARA, eu tenho certeza de que acharei guarida dentre os representantes da nossa gente que hoje ocupam a casa do povo e de Simão Estácio da Silveira.

O que muda do Fábio Câmara candidato a prefeito em 2016 para o Fábio Câmara em 2024?

Eu começo lembrando às crianças de 2016, que hoje são eleitoras jovens, muitas já com 16 ou mais, que Titio Fábio é 12! Hoje, no PDT, para além de uma legenda, nós temos grupo e militância. E só pra concluir, parafraseando Nelson Mandela, tornar-me suplente de deputado estadual, tornar-me suplente de deputado federal e obter um pouco mais de 3% como candidato a prefeito não representa derrotas que eu acumulei, porque, na minha mente e no meu coração, eu alimento a minha vida com a crença de que “eu nunca perco! Ou eu ganho ou eu aprendo!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias