SAÚDE

A importância dos exames laboratoriais no controle do diabetes

O diabetes é uma doença complexa, que se instala muitas vezes sem nenhum sintoma aparente e que exige atenção constante

A realização de exames laboratoriais regulares é essencial para detectar e controlar a diabetes com orientação médica - (foto: divulgação)

Silenciosa, perigosa e responsável por graves sequelas, doenças cardiovasculares e até a morte. Estamos falando do diabetes, doença na qual o Brasil já é o quinto país em incidência. Segundo dados do Ministério da Saúde, a diabetes atinge cerca de 7% da população brasileira.

Essa doença que ocorre quando o corpo não consegue regular os níveis de glicose (açúcar) no sangue de forma adequada. Existem dois tipos de diabetes. A do Tipo1, que é uma condição autoimune em que o corpo não produz a insulina – o hormônio necessário para transportar a glicose para as células. Nesses casos, os pacientes precisam fazer uso da insulina injetável por toda a vida. Já no Tipo 2, que é o mais comum entre adultos, acontece uma disfunção e o corpo não consegue mais usar de forma eficaz a insulina que produz.

A falta de controle da diabetes é seríssima, pois a doença não diagnosticada ou mal controlada pode levar a danos graves nos rins e até diálise; neuropatias, danos aos nervos que podem resultar em dor, formigamento e até amputações. E mais, problemas de circulação; doenças cardíacas, como infartos e AVC´s (derrames) e retinopatia diabética que pode levar à cegueira.

Segundo os analistas clínicos do Laboratório Lacmar, para diagnosticar e controlar eficazmente a diabetes, os exames laboratoriais regulares são imprescindíveis para orientar os médicos na melhor forma de tratamento da doença. Entre os exames laboratoriais que ajudam a analisar a diabetes estão: A hemoglobina A1c, que mede os níveis de glicose no sangue nos últimos três meses; a glicemia em jejum, que mede o nível da glicose em jejum e os exames de lipídios (colesterol e triglicerídeos), que são importantes para avaliar o risco cardiovascular. Para os pacientes com a doença, muitas vezes é recomendado monitorar continuamente os níveis de glicose no sangue, com informações em tempo real através de dispositivos e aparelhos portáteis.

Em suma, a diabetes é uma doença complexa, que se instala muitas vezes sem nenhum sintoma aparente e que exige atenção constante. O importante é buscar a orientação médica de um clínico geral ou endocrinologista, principalmente pessoas acima do peso ideal, sedentárias e com uma alimentação rica em açúcares e gorduras. Somente com o acompanhamento médico regular é possível fazer a gestão adequada da diabetes, o que ajuda a prevenir complicações maiores e até o óbito.

SOBRE O LABORATÓRIO LACMAR

O Lacmar / Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão que já é um dos maiores laboratórios em números de atendimentos realizados no Estado, é detentor de um dos mais modernos parques tecnológicos do país, e está presente tanto na rede pública de saúde, quanto na privada. Com foco em excelência e inovação, oferece a máxima precisão de resultados e a confiabilidade em todos os seus processos, além de agilidade na entrega dos resultados.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias