OUTUBRO ROSA

16 óbitos por câncer de mama no Maranhão

Os bons hábitos auxiliam na redução dos riscos de desenvolvimento do câncer de mama, o mais incidente no Brasil, com mais de 16% de mortes

(foto: reprodução)

Os óbitos por câncer de mama ocupam o primeiro lugar no país, representando 16,1% do total de óbitos por câncer. Esse padrão é semelhante para as regiões brasileiras, com exceção da região Norte, onde os óbitos por câncer de mama ocupam o segundo lugar, com 13,7%. Os maiores percentuais na mortalidade proporcional por câncer de mama foram os do Sudeste (16,7 %) e Centro-Oeste (15,9%), seguidos pelo Nordeste (15,9%) e Sul (15,3%), de acordo com o Instituto Nacional do Inca (INCA, 2022).

No Maranhão, ainda de acordo com o Inca, são estimados para este ano de 2023, 1.060 casos (pesquisa Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil). E de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), essa estimativa, felizmente, pode não se confirmar. Na rede estadual foram registrados, em 2022, 259 casos de câncer de mama e 42 óbitos. Já em 2023, foram 182 casos e 16 óbitos.

A estimativa, em 2022, era de 840 novos casos. Entre 2020 e 2021 o Maranhão registrou quase 1700 novos casos, e 430 mortes por câncer de mama (INCA).

Neste mês de outubro, quando se realiza a Campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama, o Governo do Estado realizará ações para minimizar a incidência da doença. “A SES realizará algumas atividades como a Blitz Rosa, com abordagem de mulheres em terminais de São Luís, rastreamento do público-alvo para oferta de exames de mamografias e ultrassom das mamas, palestras de conscientização pelo estado, dentre outras”.

Na rede estadual, o atendimento para este tipo de câncer é ofertado no Hospital de Câncer Dr. Tarquínio Lopes Filho, em São Luís; no Hospital São Rafael, em Imperatriz, por meio de convênio; e o Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias. 

A rede de assistência em Oncologia conta também com as policlínicas, Diamante (São Luís), Codó, Barra do Corda e da Criança (capital maranhense).

A SES realizará algumas atividades como a Blitz Rosa, com abordagem de mulheres em terminais de São Luís, rastreamento do público-alvo para oferta de exames de mamografias e ultrassom das mamas

Tendências de evolução dos tipos de câncer

O último levantamento sobre as tendências de evolução dos tipos de câncer no Brasil, realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, apontou um cenário alarmante de novos casos da doença para os próximos três anos. Conforme a pesquisa Estimativa 2023, anualmente, são esperadas 12.060 ocorrências, até 2025.

O câncer de próstata deve representar 38,1% dos tipos identificados na população masculina do Nordeste do país, assim como o câncer de mama deve chegar a 28,1% entre a população feminina da região. No Maranhão, a taxa de incidência do câncer de próstata deve chegar ter a taxa 56,47 a cada 100 mil homens e o câncer de mama deve atingir a taxa de 28,7 a cada 100 mil mulheres dentre todos os tipos de câncer.

Segundo o Ministério da Saúde, o cálculo para estabelecer as estimativas é analisado a partir dos casos novos, vindos dos Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP), e no número de óbitos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). O estudo revela quais as regiões mais afetadas e os tipos associados.

Hábitos saudáveis contribuem para prevenção

Os bons hábitos auxiliam na redução dos riscos de desenvolvimento do câncer. A prática de atividades físicas, a boa alimentação, os cuidados diários e o acompanhamento médico fazem parte desse processo.

Confira algumas dicas:

  • Não fumar;
  • Adotar uma alimentação saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Praticar atividades físicas;
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Evitar o consumo de carne processada;
  • Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias