SAÚDE

Serviço de Tele-UTI amplia assistência multiprofissional na rede estadual

O Projeto de Tele-UTI está disponível em 10 unidades da rede estadual no Maranhão em parceria com os hospitais Israelita Albert Einstein e Sírio-Libanês

Equipes da SES e EMSERH acompanharam visita realizada pela equipe do Hospital Albert Einstein no Hospital Regional de Barreirinhas (Foto: Divulgação)

Em junho deste ano, uma equipe técnica formada por representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) acompanhou uma visita realizada por uma equipe do Hospital Albert Einstein responsável pela implantação do serviço de Tele-UTI no Hospital Regional de Barreirinhas.

A comitiva do hospital paulista foi formada pelas enfermeiras Alessandra Yuri Andrade e Gabriela Noronha, além da fisioterapeuta Maiara Lupi, que reunidas com a equipe do hospital, buscaram alinhar processos para a instalação da Tele-UTI.

O recurso é uma maneira de realizar a visita multiprofissional de forma remota, que busca fazer o atendimento de forma correta junto aos pacientes que estão internados em unidades de terapia intensiva, as UTIs – seja adulto, pediátrico ou neonatal.

No Brasil, o modelo foi implementado pelo Ministério da Saúde para ajudar médicos do SUS no atendimento a pacientes internados com complicações do coronavírus e conta com a parceria de hospitais no Brasil, entre eles o Albert Einstein.

“É uma grande honra receber a equipe do Hospital Albert Einstein, referência nacional em tratamento de saúde, para desenvolvimento do convênio do Tele-UTI. Assim, obtemos melhorias do atendimento, na busca de tornarmos o HR Barreirinhas, também referência para todo nosso estado”, ressaltou o diretor Administrativo do Hospital Regional de Barreirinhas, Adler Gomes Leitão.

O Projeto de Tele-UTI está disponível em 10 unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Maranhão em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital Sírio-Libanês. O projeto do Hospital Israelita Albert Einstein é adotado no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês; no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro; no Hospital Regional de Barra do Corda Dr. José de Abreu Silva; Hospital Regional de Barreirinhas; Hospital Regional de Balsas; Hospital Regional de Chapadinha; Hospital Regional de Pedreiras Dr. Kleber Carvalho Branco e o Hospital Regional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra. Enquanto que o projeto do Hospital Sírio-Libanês apoia o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão e Maternidade de Ato Risco do Maranhão (MACMA), ambos em São Luís.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias