A mais querida

Dia Mundial do Café: veja uma receita saborosa e curiosidades sobre essa bebida

O café é uma paixão global, apreciado em diversas culturas, com uma rica história e uma gama de sabores e aromas

O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. (Foro: Reprodução/Freepik)

Nesta sexta-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Café, uma bebida amada por muitos ao redor do mundo. O café é uma paixão global, apreciado em diversas culturas, com uma rica história e uma gama de sabores e aromas que o tornam uma experiência única para os amantes de café.

Pensando nisso, O Imparcial separou uma deliciosa receita para você saborear em comemoração a esse dia especial, além de informações sobre os benefícios e maléficos do consumo desta bebida, dados e curiosidades.

Benefícios e Malefícios para a Saúde

O consumo moderado de café tem sido associado a diversos benefícios para a saúde. O café é uma fonte rica de antioxidantes, como ácido clorogênico e ácido ascórbico, que têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar na proteção contra doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

O café também é conhecido por sua capacidade de melhorar a função cognitiva, aumentar a atenção, concentração e reduzir a fadiga.

Além disso, o café é uma fonte natural de cafeína, um estimulante que pode melhorar o desempenho físico, aumentar o metabolismo e a queima de gorduras. A cafeína também pode ter efeitos positivos no humor e na sensação de bem-estar.

No entanto, é importante consumir café com moderação, pois o consumo excessivo de cafeína pode levar a efeitos colaterais indesejados, como irritabilidade, insônia, palpitações cardíacas e aumento da pressão arterial. Além disso, o café pode causar dependência em algumas pessoas, levando a sintomas de abstinência quando o consumo é interrompido abruptamente.

Dados

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, sendo responsável por cerca de um terço da produção mundial. A indústria cafeeira é uma parte importante da economia brasileira, com milhões de pessoas envolvidas na produção, processamento e exportação de café. O país é conhecido pela alta qualidade dos seus cafés, especialmente o café arábica, que é uma das variedades mais cultivadas no Brasil.

De acordo com dados recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a safra de café no Brasil em 2021 foi estimada em cerca de 56,7 milhões de sacas de 60 kg, representando um aumento de 34,2% em relação à safra anterior. A produção de café no Brasil é influenciada por diversos fatores, como condições climáticas, preços internacionais, tecnologia agrícola e demanda

Curiosidades

  1. O café é a segunda commodity mais negociada no mercado mundial, ficando atrás apenas do petróleo.
  2. O café descafeinado foi inventado na Alemanha, em 1903, para atender à demanda de uma bebida menos estimulante.
  3. O termo “espresso” vem do italiano e significa “presso”, que significa “sob pressão”, referindo-se ao método de extração rápida e sob pressão do café.
  4. O café é cultivado em mais de 50 países ao redor do mundo, em uma faixa conhecida como “Cinturão do Café”, que está localizada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio.
  5. O café foi proibido em alguns países ao longo da história. Na Arábia, no século XVI, os infratores que fossem pegos vendendo café poderiam ter suas mãos cortadas. Na Suécia, o café foi proibido temporariamente no século XVIII, devido a preocupações com a saúde pública.

Receita

Ingredientes:

  • 1 xícara de café forte (pode ser espresso ou café coado)
  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres de sopa de açúcar (ou a gosto)
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • Chocolate em pó para decorar (opcional)

Modo de preparo:

  1. Prepare uma xícara de café forte, seja por meio de um espresso ou por um método de coado de sua preferência.
  2. Em uma panela, aqueça o leite em fogo médio, adicionando o açúcar e a canela em pó. Mexa bem até dissolver o açúcar e a canela.
  3. Com o leite aquecido, bata-o vigorosamente com um mixer de mão, um batedor de leite ou em um liquidificador para criar espuma.
  4. Despeje o café quente em uma xícara e, em seguida, despeje a espuma de leite por cima.
  5. Polvilhe um pouco de chocolate em pó por cima para decorar, se desejar.
  6. Seu cappuccino caseiro está pronto para ser saboreado! Aproveite o delicioso sabor e aroma do café com a cremosidade do leite.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias