por que não?

Conheça animais de estimação fora do padrão

Algumas espécies precisam de autorização do IBAMA para serem criados em ambiente doméstico.

Os animais domésticos são aqueles que convivem em meio aos humanos, para fins de trabalho, alimentação ou estimação. (Foto: Internet)

Quando se fala de animais de estimação, automaticamente pensamos em cães e gatos, pois são os animais que mais temos contato desde a infância e aprendemos a conviver inserindo-os em nossa rotina.

Os animais domésticos são aqueles que convivem harmoniosamente em meio aos humanos, para fins de trabalho, alimentação ou estimação.

Abaixo listarei 9 animais para o fim de estimação, alguns bastante exóticos outros mais comuns que você possa ter tido, conhece alguém que o tenha, ou pretende ter.

Tartaruga tigre d’água

Dentre todos presentes nesta lista, a tartaruga é a que mais permanecerá ao seu lado, pois a estimativa de vida dela é de 50 anos.

É um animal aquático, por isso, é preciso montar um terrário que copie o habitat natural da tartaruga, tenha cuidado e responsabilidade na manutenção deste ambiente. Ela é totalmente silenciosa, em casa ou apartamento jamais incomodará vizinhos.

Um detalhe importante, para adotar legalmente tartaruga tem que ter autorização do IBAMA, nesse caso, procure adquirir o animal de um vendedor credenciado.

Furão

Sem dúvidas um dos mais exóticos e amáveis da lista.

O furão não é uma opção nada comum, mas é uma das melhores quando se trata de adoção fora do padrão, eles são super sociáveis e fácil de adaptação, podem requerer bastante da sua atenção quando estiver em casa, gostam do contato e calor humano.

Bastante ativo e caçador por natureza, não há problemas em deixá-lo solto em casa, caso tenha rede de proteção em janelas e mantenha a porta fechado, mas o ideal é possuir uma gaiola espaçosa e ventilada.

Pode ser encontrado em pet shops e quando obtido, é obrigatório implantar um chip de identificação e rasteamento no bichinho.

Iguana

A iguana pode ter um difícil adaptação. (Foto: Reprodução/Internet).

Não se surpreenda quanto a essa indicação, sim, a Iguana pode ser um animal de estimação.

Talvez o processo de adaptação seja um tanto longo, ainda mais se tratando de uma casa movimentada, pois, quando as iguanas sentem-se ameaçadas, atacam, e quando estão na fase inicial desse processo qualquer coisa pode ser confundida com ameaça, a exemplo de pega-las quando estão dormindo ou comendo.

Assim como os citados anteriormente, para que não haja nenhum problema com a lei, a criação desse animal é permitida somente com cadastro oficial no IBAMA.

Tarântula

Criar tarântula não é tão incomum. (Foto: Reprodução/Internet).

Apesar de parecer uma péssima ideia criar uma aranha, é extremamente comum para os curiosos do mundo animal, exclusivamente para os apaixonados em Aracnídeos, a tarântula é a melhor opção na hora de escolher um novo animal de estimação.

Elas não requerem muitos cuidados, vivem em aquários e precisam de uma dieta cheia de insetos.

Em meio a muitos mitos e verdades, nem todas aranhas são agressivas ou venenosas, basta uma breve pesquisa sobre as disponíveis para comercialização e para adquirir uma tarântula é necessário ter licença do IBAMA.

Porquinho-da-índia

Porquinhos-da-índia vivem de 6 a 8 anos. (Foto: Reprodução/Internet).

A primeira informação necessária é: o porquinho-da-índia não é um porquinho e nem da Índia, na verdade ele é um roedor aqui, da América do Sul.

Sua alimentação deve ser regada a ração, frutas, verduras e vegetais frescos, sempre mantendo a variação, é extramente importante manter a água de consumo do roedor sempre limpa.

O porquinho-da-índia é um pouco maior quando comparado ao hamster, e vive em média de 6 a 8 anos.

Hamster

Eles medem de 13 a 18 cm,. devem viver em gaiolas. (Foto: Reprodução/Internet).

Esses lindos, fofos e silenciosos bichinhos são muito requisitados quando se refere a animais de estimação, são inteligentes, brincalhões, ocupam pouco espaço e comem pouco.

O hamster deve ser criado em gaiolas, a alimentação não difere do modelo apresentado no porquinho-da-índia, regada a ração, frutas, verduras e vegetais frescos.

Vivem em média 2 ou 3 anos.

Coelho

Fofos e serelepe, esses são os coelhos. (Foto: Reprodução/Internet).

Esse lindo e peludo animalzinho pode ser o mais trabalhoso dentre os citados anteriormente, dá para acreditar?

O roedor é bastante curioso e se não houver um sistema de “cativeiro” como gaiolas ou cercado ele pode destruir alguns objetos encontrados em seu campo de alcance, como fios de eletrodomésticos, cabos elétricos, chinelos e pertences no geral.

Sobre sua alimentação, apesar dos desenhos animados nos induzirem ao achismo que coelhos comem somente cenouras, não é bem assim, vários vegetais suprem a dieta rica em fibras que o coelho precisa, como alface, abóbora, brócolis, couve, erva-doce, espinafre, repolho, cenoura crua, couve-flor, milho verde, nabo, pepino, pimentão, quiabo, vagem entre outros. A estimativa de vida do roedor é de 9 anos.

Gatos

Gato é a melhor opção dentre todas os animais domésticos apresentados (Foto: Reprodução/Internet).

O padrão e mais comum animal de estimação, por experiencia própria afirmo, é o melhor animal para criar em qualquer ambiente, o gato.

O felino é muito independente quando se refere aos cuidados diários, disponibilizando ração e água, não há um cuidado exorbitante. Pórem, isso não significa que deve deixa-lo a “Deus dará” gatos são bastante carinhosos e cada um tem seu jeito peculiar de interação com o dono.

Cachorros

O cachorro é considerado o melhor amigo do homem. (Foto: Reprodução/Internet).

Que o cão é o melhor amigo do homem todo mundo sabe, mas, mantê-los em casa é fácil? 
Bom, eles exigem bastante atenção, não se contentam apenas com um teto sobre suas cabeças e alimentação dispostas em potes.


Cachorros são extremamente dependentes de carinho humano, então, tenha em mente antes de adotá-los, quanto tempo disponível você poderá dispor ao cão.

Lembrando que não é somente flores a convivência com eles, é muito importante mantê-los na linha quando se comportam de forma rebelde. Considere contratar um profissional da adestração, ou pratique tutoriais disponíveis na internet, isso pode evitar desafios futuros.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias