Atendimentos

Trânsito em São Luís: 11 acidentes são registrados por dia

Segundo a SMTT, somente no mês de abril foram registrados 335 atendimentos periciais de acidentes de trânsito na capital maranhense.

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito. (Foto: Divulgação)

Somente na primeira semana de abril, o Grupo Tático de Trânsito (GTT) formado por Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), especializados em levantamento de dados periciais de acidentes informou que foram feitos 90 atendimentos de acidentes de trânsito, inclusive alguns com vítimas.

Os sinistros foram registrados em alguns bairros como Calhau, Centro, Itapiracó, Jaracaty, Liberdade, São Cristóvão e Turu.

Em todo o mês de abril, foram 335 atendimentos em diversos bairros da capital, além dos já citados acima: Cohab, Coroado, Forquilha, Renascença, Santo Antônio, Caratatiua, Cohafuma, Ivar Saldanha, São Cristóvão, Vila Palmeira, Bequimão, Centro e São Francisco.

Segundo a SMTT, foram prestados 278 atendimentos periciais de acidentes de trânsito no mês de janeiro; 323, em fevereiro; 341, no mês de março.

“A SMTT ressalta que esses números são referentes ao serviço prestado pelo GTT da SMTT, que realiza o trabalho específico de levantamento de dados periciais, quando somente há danos materiais”.

Em relação a março, houve uma pequena redução no mês de abril. Esse número dá uma média de 11 atendimentos diários na capital. Casos como o de Antonio Luís Castro, que se envolveu em um acidente em abril.

“Foram apenas danos materiais. O outro condutor avançou o sinal vermelho e a gente acabou se chocando, mas nada grave”.

É para evitar que mais ocorrências desse tipo sejam registradas, que neste mês de maio várias ações estão sendo realizadas em todo o Brasil, para reforçar a educação e chamar a atenção da sociedade para a importância da segurança no trânsito.

O Maio Amarelo no Maranhão reúne agentes públicos da rede municipal, estadual e federal, além de organizações e entidades da sociedade civil organizada e iniciativa privada que tem esse trabalho com a segurança no trânsito.

Nos dias 10 e 11 serão realizadas ações educativas pela Secretaria Municipal de Trânsito de São Luís, nas faixas de pedestres na Avenida Jerônimo de Albuquerque (Cohafuma próximo a Potiguar), e na Avenida Coronel Colares Moreira (próximo ao Tropical Shopping), respectivamente.

O Departamento Estadual do Trânsito, também vai reforçar essas ações educativas e preventivas aos acidentes de trânsito em todo o estado, com blitzes educativas, palestras em colégios públicos, ações em hospitais, entrega de kits em faixa de pedestres, dentre outras atividades. 

“Esse é um mês em que objetivamos levar educação e mostrar que, juntos, salvamos vidas. Se cada um fizer a sua parte e entender que é responsável pelo trânsito que está ali fora e mudar o seu comportamento, com certeza, teremos um trânsito mais seguro”, disse a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias.

“Infelizmente, temos um índice elevado de mortes no trânsito. Então, queria conclamar a sociedade, de modo geral, para que possam participar desta campanha, juntamente com os órgãos públicos e a iniciativa privada para que nós, através da educação, da conscientização, possamos reduzir os índices alarmantes e tristes, porque são milhões de pessoas que morrem no trânsito e milhões de famílias que perdem um ente querido para um acidente de trânsito banal”, disse o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Coronel Sílvio Leite.

Mortes na capital

No mês de abril, foram registradas 3 mortes acidentais no trânsito (homicídio culposo), de acordo com os dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública, sendo 2 por atropelamento e 1 por choque.

Mortes no estado

Já no estado, no ano de 2021 foram registrados, segundo a Polícia Rodoviária Federal, 166 acidentes, que deixaram  45 feridos e 37 mortos apenas por acidentes causados por ingestão alcoólica.

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito. Sua primeira edição ocorreu em 2014. Ele foi criado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em maio de 2011.

O movimento tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo diversos segmentos

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias