ELEIÇÕES 2022

Carlos Brandão recebe apoio de pedetistas históricos no Maranhão

Como forma de esvaziar a base governista da pré-candidatura do senador Weverton Rocha, o vice-governador Carlos Brandão tem recebido apoio de nomes de peso da legenda pedetista.

Brandão recebe apoio de lideranças históricas do PDT. (Foto: Reprodução)

A corrida eleitoral rumo ao Palácio dos Leões tem movimentado a pré-campanha do vice-governador Carlos Brandão (PSDB) e do senador Weverion Rocha (PDT), que estão fortalecendo alianças com lideranças políticas que consideradas influentes na cena maranhense. Como forma de demonstrar força política, ambos apostam em estratégias para tentar “minar” o campo um do outro.

Nesta quinta-feira (10), a família do ex-prefeito de São Luís e ex-governador Jackson Lago, principal nome de todos os tempos do PDT no estado, estiveram reunidos com o vice-governador Carlos Brandão, onde declararam apoio a seu projeto eleitoral para o governo do estado em 2022.

O vice-governador Carlos Brandão classificou o encontro como histórico, e  o repercutiu em suas redes sociais. “Dia histórico, de honra e alegria para a nossa pré-candidatura em prol da continuidade do nosso governo do Maranhão. Momento também de muita responsabilidade, mas que é compatível com a nossa trajetória de entrega e trabalho pelos maranhenses. Contem comigo para avançarmos cada vez mais”, disse.

Apoio histórico

A reunião foi registrada em um vídeo gravado por Rodrigo Lago, secretário de Agricultura Familiar do Governo Dino, e viralizou nas redes sociais, blogs e sites jornalísticos. Além de Dona Clay Lago, viúva do ex-governador Jackson Lago, um dos maiores nomes da legenda pedetista no estado, estiveram no encontro irmãos, irmã, filha, primos e muitos outros familiares que confirmaram apoio a Brandão.

Família Lago declara apoio a Carlos Brandão. (Foto: Reprodução)

Esta não é a primeira vez que pedetistas históricos declaram apoio a pré-candidatura do vice-governador ao Palácio dos Leões.  Em agosto do ano passado, enquanto o senador Weverton Rocha (PDT) preparava-se para lançar sua pré-candidatura a governador em Imperatriz, na capital São Luís um outro evento – menor em tamanho – também marcava a corrida pelo Palácio dos Leões.

Na residência oficial da vice-governadoria, Carlos Brandão recebia Julião Amim, um pedetista histórico que decidiu aderir ao tucano. Julião Amim já foi presidente estadual do PDT e foi um dos homens fortes do ex-governador Jackson Lago.

Foi deputado estadual e federal por três vezes em cada cargo. Chegou a ser secretário de Trabalho no governo Flávio Dino (PSB). O pedetista esteve acompanhado do pré-candidato a deputado estadual Leandro Bello e do ex-prefeito de Montes Altos, Nelson Castilho, que também decidiram apoiar Brandão.

Mudança de lado

Mais recentemente, no último dia 18 de fevereiro, três militantes históricos do PDT abandonaram a pré-candidatura de Weverton ao governo do estado e declararam, por meio de vídeo, apoio a Carlos Brandão. Os pedetistas Jorge Beckman, Cleiton Reis e Paulo Henrique Soares, que coordenavam setores dentro do partido, pularam do foguete de Weverton Rocha, e em seguida declararam apoio ao pré-candidato apoiado por Flávio Dino.

Jorge Beckman, que milita muito no segmento LGBTQI+, ressaltou que o rompimento aconteceu pela falta de valorização e falta de repeito ao movimento.

“Fui procurado pelo comando do partido para que eu retirasse a bandeira do arco-iris do municípios que estavam recebendo a caravana “Maranhão Mais Feliz”. Como Assim?! O PDT tem o movimento de diversidade e chegam para o presidente de instância do PDT estadual e pedem para retirar a bandeira. Eu particularmente eu só fico onde eu me caibo. Eu prefiro ir para Brandão. E aqui encontrei um lugar gigantesco para chamar pessoas, debater, discutir, que é muito interessante isso”, .

Jorge Beckman (PDT), em vídeo

Já Cleiton Reis ressaltou que o PDT tem uma história desde a época do João Francisco (ex-secretário de Igualdade Racial), Leonel Brizola e Jackson Lago, dois ícones do partido. “O PDT não é só o discurso de uma militância, mas uma militância real, que tem vontade, que tem princípios e sonhos a serem realizados. E quando isso é afetado nós temos um sentimento coletivo. E esse sentimento coletivo não é só meu, é de toda uma militância que tem vontade de falar, mas que infelizmente não pode falar. O Brandão é uma esperança  para os movimentos sociais e para a luta desses militantes que antes tiveram com Jackson e hoje pode acreditar em um futuro melhor”, disse o militante.

Força da militância

Quem também se manifestou por vídeo foi o militante Paulo Henrique Soares afirmando que é preciso tomar novos rumos nesse momento que se forma o cenário político do estado.

“A gente foi forjado na luta e aprendemos tudo que foi ensinado desde o tempo de Dr Jackson. A gente teve um modelo de gestão, de como fazer gestão com participação popular. Ao longo do tempo fomos percebendo que esse modelo de gestão já não é mais o mesmo. E a agente aposto muito nesse modelo de gestão de Brandão que propõe caminharmos juntos com quem quer ouvir e participar. E não é caminhar só dentro de uma campanha, mas de uma administração de um governo popular”, ressaltou Paulo Henrique Soares. 

Cerimônia oficial

Na noite desta quinta-feira (10), as lideranças históricas e a representação da militância do PDT esteve unida para oficializar o apoio à candidatura Carlos Brandão ao governo do estado, em uma cerimônia realizada no Espaço Orienta, bairro Renascença.

Brandão é celebrado por apoiadores. (Foto: Reprodução)

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias