Sem desperdício

O que fazer com as sobras da ceia de Natal

A fim de evitar o desperdício e despertar sua criatividade na cozinha, separamos algumas sugestões interessantes para você considerar.

Foto: Shutterstock

Mais um Natal se passou e, mais uma vez, sobrou aquele monte de comida depois da ceia, certo? Para onde vai toda essa sobra? A fim de evitar o desperdício e despertar sua criatividade na cozinha, separamos algumas sugestões interessantes para você considerar. Confira:

Carnes

Assim que a ceia terminar, desfie e guarde na geladeira os assados como o pernil, lombo, tender e chester, armazenados em vasilhas diferentes. Eles serão ótimas bases para o recheio de tortas e empadões, acompanhados de legumes, cremes ou molhos.

Arroz

Um dos itens que mais sobra depois da ceia, o arroz branco se transforma no dia seguinte em base para a massa de bolos salgados, nhoque, bolinho de arroz e outros lanches. Essas preparações podem ser consumidas na hora ou congeladas para comer depois.

Frutas in natura

A melhor opção para um consumo rápido das frutas é em forma de salada – onde podemos acrescentar cremes ou sorvetes. Mas atenção: cuidado com o acompanhamento escolhido! Eles aumentam o valor calórico da sobremesa. Outra saída é preparar um suco natural, principalmente com a melancia e o melão, que são frutas muito usadas na decoração da mesa na ceia.

Frutas secas

As castanhas, amêndoas e nozes, quando trituradas, são ingredientes interessantes para bolos e tortas (doces ou salgadas). Além de deixar o prato mais crocante, elas ainda contam com boas gorduras, que fazem bem ao coração. Uma outra opção que vem ganhando cada vez mais adeptos é a preparação dos leites vegetais. É super simples de fazer, rico em nutrientes e pode ser conservado por até 3 dias na geladeira. Basta deixar as castanhas de molho em água filtrada por uma noite e triturá-las no liquidificador na manhã seguinte com água. Para espremer, utilize um saco de voal ou algodão bem fininho. Pronto, leite fresco e saboroso!

Cuidados para armazenar os alimentos

Qualquer um dos alimentos que você serviu cozido durante a festa deve ser conservado na geladeira, antes e depois da ceia. Capriche na decoração da mesa e deixe para trazer os pratos pouco antes de servir. Após a refeição, guarde tudo o quanto antes, para garantir que as sobras estejam seguras para a reutilização.

Agora é só organizar o que sobrou da ceia, usar a criatividade e preparar novas receitas com esses ingredientes!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias