CORONAVÍRUS

Presidente da Famem pede a prefeitos que adotem medidas para conter avanço da Covid-19

Erlanio Xavier pediu que os gestores reforcem o atendimento nas UBS e ações preventivas

Erlânio Xavier, prefeito de Igarapé Grande. Reprodução

No último domingo (24), o governador do Maranhão, Flávio Dino, alertou à população a respeito do crescimento dos casos de Covid-19 no estado. A reunião emergencial contou a participação do secretário estadual de saúde, Carlos Lula e teve o objetivo de decidir medidas para conter o crescimento de casos confirmados de coronavírus.

Na ocasião, Flávio Dino anunciou que o governo do estado aumentará a ofertas de leitos hospitalares voltados para casos de Covid-19. Ele também orientou a continuidade de uso de máscaras em locais públicos para proteger contra o coronavírus e demais síndromes gripais.

Após isso, o presidente da Famem, Erlanio Xavier pediu aos prefeitos que tomem medidas no sentido de evitar o crescimento da pandemia nos municípios. Ele solicitou que os gestores reforcem o atendimento nas UBS e ações preventivas, como o uso de máscaras e álcool em gel.

Confira o comunicado na íntegra

Prefeitos e prefeitas do Maranhão,

Nas últimas semanas, acompanhamos atentamente a tragédia que tem atingido o Norte do nosso país, com mais força em Manaus, no Amazonas.

Autoridades de saúde apontam uma nova cepa do coronavírus como razão para o aumento significativo de casos na região, com uma variante do vírus mais grave e agressiva entre os mais jovens.

Leia também

Estão proibidas festas durante 14 dias no Maranhão

Infelizmente, nas últimas horas, autoridades do nosso estado detectaram um aumento significativo no número de casos da doença, o que exige de todos nós agilidade e alerta.

Peço, em nome de todos os maranhenses, que os senhores prefeitos e prefeitas reforcem o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); também é o caso de informar nossa população e reforçar a necessidade de medidas preventivas, assim como evitar aglomerações.

O uso de máscaras e álcool em gel continua indispensável, assim como a necessidade de isolamento social, testagem e acompanhamento médico diante dos sintomas da covid-19.

O Governo do Maranhão é um parceiro incansável no combate a essa doença que vitimou milhares de maranhenses. Desde o início da pandemia, o executivo estadual não mede esforços para dar assistência aos municípios, seja com a distribuição de EPI’s, testes rápidos, álcool em gel, seja com a ampliação de leitos de clínicos e de UTI’s na rede estadual, estando sempre a disposição das prefeituras.

Precisamos todos fazer nossa parte para impedir que essa tragédia sanitária chegue às nossas cidades.

Erlanio Xavier
Presidente da Famem

Medidas para contenção do avanço da Covid-19

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (25), o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, anunciou que festas de pequeno porte, com 150 pessoas, estão suspensas durante 14 dias.

A medida deve começar a valer a partir de amanhã (26). Essa nova iniciativa é devido ao aumento significativo nos casos de covid-19 no estado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias