Festas

Vai ‘sextar’ com Corote? Saiba os riscos, cuidados e dicas contra a ressaca

Veja os cuidados e dicas com a bebida que vem virando febre entre o público mais jovem desde o carnaval

As bebidas devem ser comercializadas preferencialmente em garrafas plásticas ou latinhas. (Imagem: Diego Padgurschi /UOL)

Conhecida por vários nomes como Barrilzinho, Barrigudinha, Corote ou Caninha da Roça, essa bebida alcoólica vem virando febre entre o público mais jovem desde o carnaval. Seja pelo valor mais barato ou pelo teor alcoólico que supera o dobro do teor das cervejas populares, por exemplo.

Com 13.5% de álcool, a bebida é muito procurada e muitos jovens afirmam que entre os motivos principais está o valor que “é mais barato que os demais e é melhor do que ingerir a própria vodka, por exemplo, o Corote não demonstra tanto o gosto do álcool em si como as demais bebidas”, afirmou Jheymisson Almeida, 19 anos.

Para Jheymisson, outro fator que contribui bastante para o aumento da busca é a facilidade em comprar, ele afirma que já presenciou diversas vezes alguns menores de idade comprando sem serem questionados pela sua idade.

A bebida também é atração porque além de unir sabores da infância como o morango, pêssego, canela, menta, blueberry, entre outros, ela tem um sabor mais doce e cores que conseguem chamar atenção, cores essas que são provenientes do uso de corantes.

Swelany Azevedo, nutricionista, chama atenção para os riscos que essas bebidas com muitas cores podem causar, ela afirma que “o consumo de bebida alcoólica com corantes e conservantes, como o caso do Corote devem ser analisadas com atenção, pois pode ser prejudicial a nossa saúde, causando alergias, problemas no intestino entre outros”.  Ela também lembra que alguns estudos sugerem que alguns corantes podem causar até mesmo câncer, o que não é comprovado ainda pela OMS.

Correto mesmo é não exagerar e tentar consumir o álcool dentro dos limites considerados recomendados, alimentando-se bem antes da ingestão, hidratando-se para evitar a tão temida dor de cabeça e protegendo nosso fígado com alimentos que ajudam contra a intoxicação causada pelo álcool, como por exemplo banana, mix de sementes, saladas, e proteína. Lembra a nutricionista.

Dica:

Suco de melancia com água de coco, conhecido como o suco ‘cura ressaca’:

Ingredientes

1/2 fatia de melancia
200 ml de água de coco natural
1 fatia de melão
hortelã a gosto

Modo de preparo: Corte a melancia e o melão e bata junto com a água de coco natural no liquidificador. Adicione a hortelã a gosto e beba bem gelado.

Receita: Swelany Azevedo

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias