EDUCAÇÂO

O que os vestibulandos andam fazendo para deixar as matérias em dia

Quem está no final do Ensino Médio sabe bem a pressão que sofre para deixar as tarefas em dia e ao mesmo tempo se preparar para as provas do vestibular

Foto: Freepik

Quem está no final do Ensino Médio sabe bem a pressão que sofre para deixar as tarefas em dia e ao mesmo tempo se preparar para as provas do vestibular. Para grande parte, gerenciar esse momento torna-se uma atividade muito estressante, principalmente para quem disputa uma vaga nos mais concorridos cursos.

A tensão acaba aumentando no segundo semestre, mesmo que o ENEM tenha sido adiado para 2021. Bem, e para deixar a situação ainda mais preocupante, temos um ano atípico como este: iniciado com quase uma guerra entre EUA e Irã, 2020 entrará para a história como o ano em que uma pandemia mudou vários aspectos da realidade, fazendo, dentre outras mudanças, escolas e cursos fecharem suas portas.

Com isso, estudantes tiveram que se adaptar a diferentes modelos de aulas, enquanto escolas e professores buscavam novas didáticas. Mas mesmo com todos esses entraves habituais somados à excepcionalidade do ano, os vestibulandos tiveram que buscar algumas alternativas que tornassem o estudo viável, além de melhorar o aproveitamento nas matérias.

Estudos remotos e ferramentas online para ajudar

Imagem: Reprodução English Live

Antenados com o mundo tecnológico, não tem sido difícil para boa parcela dos jovens mover-se para novas experiências na educação remota. Isto tem ajudado em todas as matérias, como o inglês por exemplo. Há alternativas online que ajudam bastante, se tornando uma solução bastante prática para estudantes que buscam dominar o idioma estrangeiro.

Neste caso, a indicação vem sendo a de optar por cursos mais completos, que ajudem tanto na conversação (extremamente útil em futuras oportunidades de emprego), como também na parte escrita e gramática, que é pedida nos vestibulares. Esta modalidade se tornou um aliado no aprendizado, assim como os chats de conversação. Através deles é possível dialogar com pessoas de outros países, melhorando a pronúncia e aumentando o vocabulário.

Aplicativos também acabam sendo uma mão na roda para a tão temida redação. É o caso do Redação Nota 1000, que traz conteúdos, possíveis temas a serem abordados e um compilado de redações anteriores que tiveram excelentes notas. E como o confinamento talvez seja um dos temas principais do Exame Nacional, estar atualizado sobre as notícias é de vital importância. Mas, como já citamos acima, 2020 não vem sendo um ano fácil. De janeiro para cá já tivemos notícias que incluem enchentes no Sudeste, queimadas na Austrália, problemas com a água no Rio de Janeiro, o assassinato de George Floyd motivando protestos antirracistas em todo o mundo e até ciclones bomba no Brasil.

Como as notícias parecem explodir a cada instante, uma excelente alternativa vem sendo os agregadores de notícias como o Google News. Nessas plataformas é possível ver notícias de vários segmentos e jornais do Brasil e do mundo, bastando selecionar aqueles temas que sejam mais relevantes. Desta maneira, fica mais fácil acessar os principais veículos.

Aulas extras com os edutubers

O professor Rafael Procopio. Imagem: Reprodução youtube

A plataforma youtube possui muito material de qualidade. Dentre eles uma nova categoria de youtubers: os edutubers, professores que dão aulas de maneira atrativa e que tem tido cada vez maior adesão dos estudantes. Tal alternativa se mostra bastante positiva, já que abre o ensino inclusive para alunos que não tem condições de pagar por um cursinho.

Um dos fatores que trazem o aluno mais para perto é a linguagem utilizada. O professor Noslen, por exemplo, traz dicas de português e aulas completas enquanto dialoga na linguagem do jovem. O sucesso do professor é tão imenso que seu canal chegou aos 3 milhões de inscritos recentemente.

O mesmo vem fazendo o professor de matemática Rafael Procopio em seu canal. Essa é uma das matérias mais temidas em qualquer banca, mas que pode ser melhor compreendida se a didática a favorecer. No Matemática em Rio, Procopio resolve várias questões do ENEM e entre outras, também possui uma playlist para os mais apressadinhos: nela, os alunos tem lições rápidas em poucos minutos.

A busca pela gestão de tempo e equilíbrio

A equação entre a carga horária necessária e a eficácia nos resultados talvez não feche se o estudante não organizar suas ideias e seguir atentamente suas metas. O que acontece é que muita gente não consegue gerenciar seus horários e seguir uma rotina que seja aproveitada plenamente. Uma mão na roda nesses momentos tem sido a organização com técnicas de gerenciamento de tempo como Pomodoro ou aplicativos que são excelentes para colocar as matérias em dia e eliminar possíveis atrasos no organograma de estudos. Também saber o momento de parar também é fundamental para que o organismo responda aos estímulos. Sabe-se que a repetição à exaustão acaba por dificultar o aprendizado e o ideal é que sejam delimitados espaços para atividades que relaxem a mente e estimulem os músculos. Mas relaxar talvez seja a tarefa mais difícil a se fazer, principalmente quando os cursos almejados tem uma alta procura e cada ponto será fundamental. Porém, mesmo assim é de fundamental importância, sobretudo quando se tem todo um futuro pela frente.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias