VOCÊ, GASTRÔ!

As tendências da gastronomia para 2020

Os analistas já começaram a dar seus palpites no que deve ser o grande destaque esse ano nas mesas dos comerciais

Reprodução

Iniciando o ano e já é possível identificar o que deve ser o grande destaque na gastronomia (e, por que não, no Instagram). Confira ingredientes, técnicas e regionalismos gastronômicos que devemos ver em destaque em 2020.

A “não carne”
O interesse pelo veganismo e vegetarianismo, somado aos altos preços das carnes, tem feito as pessoas procurarem alternativas à proteína animal. A indústria não marcou bobeira e várias marcas estão apresentando produtos que emulam hambúrgueres e carne moída, feitos apenas à base de vegetais. Mas é importante ressaltar: não se tratam de opções saudáveis. Normalmente são preparados ultraprocessados e com altíssimo teor de sódio.

Mais opções orientais
Gastronomia oriental era composta basicamente de sushis, sashimis, frango xadrez e seus semelhantes. Agora, o Brasil começa a ser tomado por outros itens também tradicionais, como é o caso do lamen, dos baos (aqueles pãezinhos no vapor), tonkatsu (costeleta de porco frita) e muitos outros. Os sabores diferenciados do oriente conquistaram o mercado.

Clean Label
Muitos consumidores passaram a se preocupar mais com a saúde e com a presença de inúmeros ingredientes que são meramente produtos químicos. Isso forçou a própria indústria a mudar. Agora, é possível encontrar na prateleira os chamados “clean label”, que são industrializados feitos com poucos ingredientes e todos conhecidos pelo público, como frutas, açúcar, água, esse tipo de coisa.

Tchau para a soja
Ao mesmo tempo em que as pessoas estão procurando substitutos para a proteína animal, estão também largando a soja como a opção vegetal deste macronutriente. O consumo excessivo deste grão é contestado por diversos profissionais da saúde, principalmente por conta da sua alta concentração de isoflavona, que pode causar disfunção do estrogênio. Por isso, outras proteínas vegetais serão protagonistas, como ervilha, lentinha e grão de bico.

Novas manteigas
As chamadas manteigas vegetais devem chegar com toda força no mercado. Atualmente, com alguma dificuldade encontramos a de coco, em lojas específicas. Com o crescente interesse neste tipo de ingrediente, principalmente para a confeitaria vegana, aguarde manteigas de diferentes castanhas, abacates e outros vegetais ricos em gordura.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias